Câmaras Temáticas fazem integração

Estiveram reunidos na manhã do dia 16/4 os presidentes e vices das Câmaras Temáticas (CTs) do CEBDS com a diretoria e corpo técnico para apresentação do planejamento estratégico do Conselho, da agenda de atividades do ano e compartilhamento dos projetos das CTs, além de debater sobre próximos desafios e oportunidades de trabalho.

Marina Grossi, presidente do CEBDS, ressaltou a importância daquele fórum e da relevância da agenda 2014. “O grande ganho das Câmaras Temáticas foi retomar o papel estratégico”, falou.

A diretora-executiva Lia Lombardi apresentou todo o trabalho de reestruturação interna do CEBDS, bem como o planejamento estratégico desenvolvido e as iniciativas institucionais que o Conselho está desenvolvendo.

O projeto Ação 2020 foi apresentado pela gerente de Conteúdo e Projetos do CEBDS, Ana Carolina Szklo. “Decidimos apresentar primeiramente a vocês para alinhar e ouvir qual o posicionamento de vocês sobre a estratégia desenhada por nós para trabalhar com o Ação”, explicou.

Participação e engajamento das lideranças das CTs

Pela CT de Finanças Sustentáveis, Carlos Nomoto (Santander) e Maria Eugênia Taborda (Itaú) destacaram os avanços nos temas de Microfinanças, Financiamento Climático e Capital Natural.

David Canassa (Votorantim) e Vivian Macknight (Vale), presidente e vice da CT de Energia e Mudança do Clima, respectivamente, contaram sobre o Programa Gestão de Carbono na Cadeia de Valor, que já está em sua terceira edição, e o projeto de Gerenciamento de Risco Climático.

A CT de Biodiversidade e Biotecnologia foi apresentada pela presidente Frinéia Rezende (Votorantim) que mostrou as diferentes frentes de trabalho da Câmara e dos Grupos de Trabalho. Pagamento por Serviços Ambientais, Metas Nacionais de Biodiversidade, Acesso ao Patrimônio Genético, discussões sobre valoração e parceria com diferentes inciativas são os temas na CT que ainda trabalha em dois outros Grupos de Trabalho: 4F e indicadores de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

Pela CT Água, Josemar Picanço falou sobre a elaboração do Planejamento Estratégico desenvolvido em 2013 e os projetos que estão na agenda: duas pesquisas (uma sobre Governança Externa para Recursos Hídricos e outra sobre Gestão de Recursos Hídricos); engajamento dos Comitês de Bacia; projeto de Ferramentas de Gestão de Recursos Hídricos ao Setor Empresarial e o recém lançado estudo sobre Impacto do Saneamento ao Setor Empresarial.

A Câmara de Mobilidade foi representada pela coordenadora, Raquel Souza, que falou sobre o projeto de lançamento de uma publicação sobre o case já desenvolvido pelo Banco Mundial, no WTC, em São Paulo.

Os projetos da Câmara Temática de Comunicação e Educação foram apresentados por Tayná Almeida, da equipe de comunicação do CEBDS. Tayná contou como foi desenvolvido o planejamento da CT e informou sobre o status dos projetos em andamento: o Ciclo de Encontros de CEOs, que vai para a 3ª edição e o Guia de sustentabilidade para empresas, que terá as duas primeiras edições (RH e Financeiro) lançadas ainda este ano. A CTCom deve eleger seus próximos presidente e vice na reunião do dia 5 de junho.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.

Por CT Biodiversidade e Biotecnologia

Online