Câmaras Temáticas fazem integração

Estiveram reunidos na manhã do dia 16/4 os presidentes e vices das Câmaras Temáticas (CTs) do CEBDS com a diretoria e corpo técnico para apresentação do planejamento estratégico do Conselho, da agenda de atividades do ano e compartilhamento dos projetos das CTs, além de debater sobre próximos desafios e oportunidades de trabalho.

Marina Grossi, presidente do CEBDS, ressaltou a importância daquele fórum e da relevância da agenda 2014. “O grande ganho das Câmaras Temáticas foi retomar o papel estratégico”, falou.

A diretora-executiva Lia Lombardi apresentou todo o trabalho de reestruturação interna do CEBDS, bem como o planejamento estratégico desenvolvido e as iniciativas institucionais que o Conselho está desenvolvendo.

O projeto Ação 2020 foi apresentado pela gerente de Conteúdo e Projetos do CEBDS, Ana Carolina Szklo. “Decidimos apresentar primeiramente a vocês para alinhar e ouvir qual o posicionamento de vocês sobre a estratégia desenhada por nós para trabalhar com o Ação”, explicou.

Participação e engajamento das lideranças das CTs

Pela CT de Finanças Sustentáveis, Carlos Nomoto (Santander) e Maria Eugênia Taborda (Itaú) destacaram os avanços nos temas de Microfinanças, Financiamento Climático e Capital Natural.

David Canassa (Votorantim) e Vivian Macknight (Vale), presidente e vice da CT de Energia e Mudança do Clima, respectivamente, contaram sobre o Programa Gestão de Carbono na Cadeia de Valor, que já está em sua terceira edição, e o projeto de Gerenciamento de Risco Climático.

A CT de Biodiversidade e Biotecnologia foi apresentada pela presidente Frinéia Rezende (Votorantim) que mostrou as diferentes frentes de trabalho da Câmara e dos Grupos de Trabalho. Pagamento por Serviços Ambientais, Metas Nacionais de Biodiversidade, Acesso ao Patrimônio Genético, discussões sobre valoração e parceria com diferentes inciativas são os temas na CT que ainda trabalha em dois outros Grupos de Trabalho: 4F e indicadores de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

Pela CT Água, Josemar Picanço falou sobre a elaboração do Planejamento Estratégico desenvolvido em 2013 e os projetos que estão na agenda: duas pesquisas (uma sobre Governança Externa para Recursos Hídricos e outra sobre Gestão de Recursos Hídricos); engajamento dos Comitês de Bacia; projeto de Ferramentas de Gestão de Recursos Hídricos ao Setor Empresarial e o recém lançado estudo sobre Impacto do Saneamento ao Setor Empresarial.

A Câmara de Mobilidade foi representada pela coordenadora, Raquel Souza, que falou sobre o projeto de lançamento de uma publicação sobre o case já desenvolvido pelo Banco Mundial, no WTC, em São Paulo.

Os projetos da Câmara Temática de Comunicação e Educação foram apresentados por Tayná Almeida, da equipe de comunicação do CEBDS. Tayná contou como foi desenvolvido o planejamento da CT e informou sobre o status dos projetos em andamento: o Ciclo de Encontros de CEOs, que vai para a 3ª edição e o Guia de sustentabilidade para empresas, que terá as duas primeiras edições (RH e Financeiro) lançadas ainda este ano. A CTCom deve eleger seus próximos presidente e vice na reunião do dia 5 de junho.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.