Comunicar é preciso! Parodiando o poeta português Fernando Pessoa, entramos na tônica da comunicação da sustentabilidade! A dupla interpretação da palavra “preciso”, encontrada no verso original, é mantida aqui. Comunicar é necessário, mas requer precisão. Com a comunicação da sustentabilidade não é diferente. Em tempos de consumidores mais atentos e engajados, é a sustentabilidade que garante que a organização continue existindo ao longo do tempo, porque é o que garante a licença social para operar.
Nesse cenário, sustentabilidade e reputação são indissociáveis, mensagem já compreendida por 84% das empresas participantes da pesquisa para a nova edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). A publicação será lançada em uma série de webinares entre os dias 08 e 10 de junho, às 10h.
O Guia de Comunicação e Sustentabilidade tem patrocínio da Toyota, BRK Ambiental, CBA, Diversa, Ecolab, Heineken, Michelin, Eletrobras e Governo Federal, e apoio da Aberje, Whow!, Lupa e WayCarbon.
Confira abaixo a programação dos webinares!
08/06 – Comunicação de Causas – INSCRIÇÃO
Comunicar causas é humanizar as informações para cativar diversos públicos, colocando na agenda temas relevantes na agenda da sociedade, mobilizando e influenciando tomadores de decisão com o objetivo de transformar a realidade social, cultural, econômica e ambiental. Diante do cenário que vivenciamos, com a epidemia do COVID-19, a comunicação da sustentabilidade pode passar despercebida. Nesse contexto, como fazer uma comunicação que sensibilize os diferentes públicos?
ABERTURA: Marina Grossi, Presidente do CEBDS, e Paulo Nassar, presidente da Aberje
APRESENTAÇÃO DO GUIA: Kelly Lima, Gerente de Comunicação do CEBDS
ORIENTAÇÃO DO TEMA: Germana Moura, Diretora da Approach Comunicação
DEBATE
Juliana Calsa – Gerente de Comunicação da BRK Ambiental
Ornella Guzzo – Gerente Sênior de Sustentabilidade da Heineken Brasil
Ricardo Voltolini – Ideia Sustentável
Silvana Gontijo – Planetapontocom
MODERAÇÃO: Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo
09/06 – Resiliência e Inovação – INSCRIÇÃO
A pandemia do COVID-19 demonstra a importância da comunicação empresarial para engajamento e atualização dos públicos-alvo. Ao mesmo tempo, a retomada em bases mais sustentáveis ganha força entre especialistas, empresas e na mídia. O que muda na comunicação da sustentabilidade pós-pandemia? Quais os desafios e as oportunidades em comunicar a sustentabilidade nesse cenário? Como a inovação e a comunicação mais direta intensificada nas redes sociais no período de quarentena podem ser incorporados a práticas cotidianas das áreas de comunicação?
ABERTURA: Marina Grossi, Presidente do CEBDS, e Aberje
FALA INSPIRADORA – Laura Albuquerque – WayCarbon
ORIENTAÇÃO DO TEMA: Karla de Melo – Casa da Moeda
DEBATE
Viviane Mansi – Diretora Regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota e Presidente da Fundação Toyota do Brasil
Andréia Coutinho – Coordenadora de Comunicação do Instituto Clima e Sociedade
Orson Ledezma – CEO da Ecolab
Agostinho Vieira – Projeto Colabora
MODERAÇÃO: Ana Carolina Amaral, repórter do jornal Folha de São Paulo
10/06 – Risco e Reputação – INSCRIÇÃO
A comunicação da sustentabilidade enfrenta, na era das redes sociais e das fake news, novos desafios. A gestão da reputação e o monitoramento dos riscos aos quais uma empresa está exposta constituem hoje um dos maiores desafios corporativos. Neste contexto, uma comunicação transparente e engajada é fundamental por minimizar os riscos para a reputação da marca e mobilizar o público-alvo das empresa.
Encerramento: Marina Grossi, Presidente do CEBDS, e Aberje
ORIENTAÇÃO DO TEMA: Tatiana Maia Lins, fundadora da Makemake
DEBATE
Glauce Ferman – Diretora de Comunicação e Marcas da América do Sul da Michelin
Lucia Casasanta – Diretora de Governança, Riscos e Conformidade da Eletrobras
Leandro Faria – Gerente de Sustentabilidade da CBA
Sonia Favaretto, Jornalista e SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU
MODERAÇÃO: Kelly Lima, Gerente de Comunicação do CEBDS