Ir para o conteúdo
  • Imprensa
  • Contato
  • en_US
  • pt_BR
  • en_US
  • pt_BR
  • Sobre
    • quem somos
    • CEBDS
    • Linha do Tempo
    • Visão, missão e princípios
    • Sobre o WBCSD
    • quem faz parte
    • Equipe
    • Governança
    • Trabalhe conosco
    • Nosso Trabalho
    • Câmaras Temáticas e Grupos de Trabalho
    • Advocacy
    • Eventos
    • Iniciativas
    • Capacitação
  • Atuação
    • Câmaras temáticas e Grupos de trabalho
    • Clima
    • Energia
    • Biodiversidade e Biotecnologia
    • Sociobieconomia
    • Impacto Social
    • Sistemas Agroalimentares
    • Finanças Sustentáveis
    • Água
    • Advocacy
    • Economia Circular
    • iniciativas
    • Coalizões para a Descarbonização
    • Plataforma Net Zero
    • Brasil de Soluções
    • Plataforma de Ação Pela Natureza
    • Compromisso de Biodiversidade
    • Compromisso de Segurança Hídrica
    • UK Pact
    • Visão 2050
    • IBNBIO
    • Movimento Empresarial pela Amazônia
  • Central de Conteúdos
    • imprensa
    • Clipping
    • Releases
    • Porta-vozes
    • Publicações
    • Documentos
    • Notícias
    • Artigos
  • Notícias
  • Associadas
  • Eventos
  • COP31
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Associe-se
  • COP-16

CEBDS mobiliza setor empresarial para ações durante a COP16

  • Publicado em 17/10/2024

Expectativas para a COP16 são de avanços importantes no cumprimento de metas do Marco Legal de Biodiversidade e maior participação do setor privado.

A cidade de Cali, na Colômbia, será sede da 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro de 2024. O evento espera mais de 23 mil participantes, dentre os quais estarão presentes 73 colaboradores de 42 empresas associadas ao CEBDS, constituindo o corpo empresarial da conferência. 

Norteando o encontro, o tema “a paz com a natureza” é um chamado à ação para pensar a relação entre ser humano e meio ambiente, visando estabelecer um equilíbrio entre as partes e proporcionar um vínculo harmonioso com o ecossistema do planeta Terra, à medida em que se planeja um modelo econômico sem exploração e contaminação do meio ambiente.

Objetivos do CEBDS e suas associadas

Focada na preservação da diversidade biológica, a COP16 projeta ser a maior Conferência de Biodiversidade da história, não só em tamanho, com a presença de 190 países, mas também na participação do setor privado nas discussões da preservação biológica. Representando o setor empresarial, a participação do CEBDS e suas associadas busca a mobilização empresarial sobre ações efetivas em prol da preservação da biodiversidade, dando enfoque à implementação da sustentabilidade em suas agendas.

Dentre os objetivos da delegação, estão a implementação da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB), com foco na Meta 15 do Marco Legal de biodiversidade, além de impulsionar a agenda nacional para negócios e investimentos em bioeconomia. Para Bruna Pasquini, Project Manager da Arcadis, associada ao CEBDS, a COP16 é também um momento de alinhamento entre setor privado e governos:

Há também a expectativa de acompanhar as movimentações dos governos nacionais, em especial o brasileiro, para alinhar estratégias empresariais com políticas públicas e entender como essas medidas podem afetar investimentos e operações. O setor privado também espera utilizar a COP 16 como plataforma para fortalecer compromissos em sustentabilidade, explorando oportunidades de parcerias e novos modelos, que contribuam para a conservação e regeneração dos ecossistemas. 
– Bruna Pasquini, Project Manager da Arcadis

O trabalho conjunto dos setores público e privados pode ser um trunfo para a preservação biológica, principalmente dos países considerados megadiversos, como a Colômbia, país-sede do evento, e o Brasil, que abrigam uma extensa variedade de fauna e flora. Sobre o engajamento do setor empresarial brasileiro para o evento, Giovanna Cappellano, Coordenadora ESG do Grupo Sabará, associado ao CEBDS, pontua a importância da delegação:

A promoção das COPs de maneira geral como fonte de divulgação de conhecimento e promoção de boas práticas, e não apenas de negociação entre países junto a necessidade visível do envolvimento do setor privado para a implantação urgente de ações com o intuito de mitigar os cenários que vimos enfrentando se reflete, em nossa opinião, no maior envolvimento das associadas do CEBDS nesta COP.
– Giovanna Cappellano, Coordenadora ESG do Grupo Sabará

Dentre as reinvindicações do evento, um dos destaques é a cobrança de que os países que aderiram ao Marco Global de Biodiversidade apresentassem suas Estratégias e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade (NBSAPs, na sigla em inglês) até esta edição, algo que foi feito por menos de 20% dos signatários.

Marco Global da Biodiversidade e a Bioeconomia

Em dezembro de 2022, durante a COP15, foi determinado o Marco Global da Biodiversidade de Kunming-Montreal, com 23 metas a serem cumpridas até 2030, com o objetivo de deter e reverter o processo de degradação do meio ambiente. A atuação do CEBDS está diretamente interligada à Meta 15 do acordo, que define o papel do setor empresarial na busca pela conservação da biodiversidade, impulsionando a adoção de modelos de produção sustentáveis e a redução dos impactos negativos na natureza.

Outro tema importante para as discussões de biodiversidade é a transformação do modelo econômico atual em um que passe a utilizar recursos biológicos nas etapas de sua produção.  Na COP16, a bioeconomia surge como um caminho para alinhar as metas globais de conservação com o crescimento econômico sustentável, criando oportunidades para o setor privado, comunidades locais e governos colaborarem na construção de um futuro mais verde e resiliente.

O modelo econômico se baseia no uso sustentável de recursos biológicos, como plantas, animais, microrganismos e biomassa, para produzir alimentos, energia, produtos industriais e outros bens e alavancar o potencial da biodiversidade e ecossistemas.

Agenda do CEBDS na COP16

Você pode acompanhar as atualizações da delegação do CEBDS na COP16 acessando o hub #CEBDSnaCOP16 clicando aqui. Convidamos todos a conhecer e se engajar em nossa programação – os detalhes estão no link a seguir: https://bit.ly/Agenda-CEBDS-COP16

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

  • Biodiversidade e Biotecnologia, Bioeconomia, COP-16
  • 11/10/2024

Setor privado brasileiro terá delegação com 42 empresas na COP16

ver mais

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

  • COP-16
  • novembro 25, 2024

CEBDS na COP16 – Impactos e Resultados

  • Amazônia, Bioeconomia, COP-16
  • outubro 28, 2024

Recomendações do Setor Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento da Bioeconomia

  • Biodiversidade e Biotecnologia, COP-16, TNFD
  • outubro 25, 2024

Disclosure de natureza em um país mega diverso: estudo de caso do setor de finanças e desenvolvimento

  • Advocacy, Biodiversidade e Biotecnologia, COP-16
  • dezembro 7, 2023

A estratégia e plano de ação nacionais para a Biodiversidade e o setor empresarial: contribuições para a consulta pública e um olhar sobre a Meta 15

ver mais

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.

ver mais

CÂMARAS TEMÁTICAS
E GRUPOS DE TRABALHO

Clima, Energia e Finanças Sustentáveis

Biodiversidade e Biotecnologia

Amazônia

Impacto Social

Sistemas Agrolimentares

Água

Advocacy

Economia Circular


INICIATIVAS

Cadeias Agroalimentares

Compromisso de Biodiversidade

Compromisso de Segurança Hídrica

COPs

IBNBIO

Movimento Empresarial pela Amazônia

Plataforma de Ação Pela Natureza

Plataforma Net Zero


SOBRE

CEBDS

Linha do tempo

Visão, missão e princípios

WBCSD

Como atuamos

Conselhos do CEBDS

Equipe

Empresas associadas


CONTEÚDOS

Publicações

Notícias

Eventos

Imprensa


INTEGRIDADE

Código de Conduta

Canal de Denúncia


CONTATO

+55 21 2483-2250

cebds@cebds.org

CEBDS RJ: Rua São José, 40, 3º Andar. Centro, Rio de Janeiro, RJ.

CEBDS SP: R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445, 3º andar Pinheiros, São Paulo, SP.

SIGA-NOS

Linkedin Facebook X-twitter Youtube Instagram Spotify

SEJA UM ASSOCIADO

Junte-se a mais de 100 grupos empresariais que estão trabalhando em conjunto para acelerar a transição para um futuro sustentável.

Saiba mais

ASSINE A NEWSLETTER

Informe seu e-mail e receba nossos conteúdos. Com isso, você autoriza a captura, armazenamento e utilização dos dados fornecidos em campanhas de divulgação por e-mail de publicações, eventos e notícias do CEBDS. O descadastramento pode ser solicitado a qualquer momento via descadastro@cebds.org.

Aviso de privacidade

Termo de uso

Política de Cookies

CEBDS. Todos os direitos reservados. Copyright 2023©  –  Produzido por Ludus e desenvolvido por Webinhood.