Por mais um ano consecutivo, o CEBDS esteve presente na Climate Week NYC, realizada de 17 a 24 de setembro. Para nós, foi mais uma oportunidade de impulsionar a ação climática, visando a COP28, representando a voz do setor empresarial brasileiro e fomentando discussões por um futuro mais sustentável.
Em parceria com a re.green e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, realizamos o painel “Negócios para a Natureza”, no dia 19 de setembro, abordando estratégias baseadas na natureza para o sucesso empresarial e a importância de sua inclusão na agenda ESG das empresas. O evento contou com os painelistas Marcelo Behar, VP de Sustentabilidade da Natura &Co; Catherine Martini, Remoção de Carbono na Microsoft; e Mariana Sarmiento, CEO da Terrasos, sob a mediação de Vijay V. Vaitheeswaran, do The Economist.
A presidente do CEBDS, Marina Freitas Grossi, falou na abertura do painel, destacando ser fundamental que os negócios coloquem a natureza e as pessoas no centro da tomada de decisões. O Governador do Pará, Helder Barbalho, foi entrevistado no encerramento do evento, trazendo um panorama sobre as oportunidades para o Brasil ao sediar a COP30, em Belém.

Realizamos também, no dia 20 de setembro, o painel “Soluções Baseadas na Natureza: caminhos para o avanço dos negócios do Brasil”, com a presença dos painelistas Alessandra Fajardo (Bayer), Samuel Barreto (TNC Brasil), Marie Ikemoto (SEAS/RJ), Andre Ferretti (Grupo Boticário) e Patricia Daros (Vale).
O encontro trouxe exemplos práticos e soluções aprendidas, tanto de negócios quanto de especialistas, relacionados às Soluções Baseadas na Natureza (SbN), que desempenham um papel fundamental para colocar a humanidade no caminho da neutralidade climática.
O tema foi foco da publicação “Soluções Baseadas na Natureza para os Negócios”, publicado pelo CEBDS em 2021, na qual compilamos uma série de casos práticos de empresas.
Para a finalizar a participação do CEBDS na Climate Week NY, realizamos no dia 22 de setembro, o webinar “Desbloqueando oportunidades: contribuições do setor privado para o pacote de transição verde no Brasil”.
O evento contou com a presença de Alessandra Fajardo, Diretora de Parcerias da Cadeia de Valor Alimentar – Estratégia e Sustentabilidade da Bayer, Gabriel Santamaria, Head de Sustentabilidade do Banco do Brasil, Gustavo Fontenele, Coordenador Geral de Descarbonização do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e moderação da diretora de Natureza e Sociedade do CEBDS, Juliana Lopes.
Hoje, a descarbonização global requer investimento anual estimado de 3 a 5 trilhões de dólares até 2030. O Brasil tem um papel fundamental nisso, pela sua capacidade de atrair cerca de 3 trilhões de dólares em investimentos até 2050, tornando-se uma potência nessa economia verde inclusiva. Temos uma grande oportunidade para alavancar um modelo de desenvolvimento com bases sustentáveis.