Climate Week NY recebe eventos do CEBDS

Por mais um ano consecutivo, o CEBDS esteve presente na Climate Week NYC, realizada de 17 a 24 de setembro. Para nós, foi mais uma oportunidade de impulsionar a ação climática, visando a COP28, representando a voz do setor empresarial brasileiro e fomentando discussões por um futuro mais sustentável.

Em parceria com a re.green e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, realizamos o painel “Negócios para a Natureza”, no dia 19 de setembro, abordando estratégias baseadas na natureza para o sucesso empresarial e a importância de sua inclusão na agenda ESG das empresas. O evento contou com os painelistas Marcelo Behar, VP de Sustentabilidade da Natura &Co; Catherine Martini, Remoção de Carbono na Microsoft; e Mariana Sarmiento, CEO da Terrasos, sob a mediação de Vijay V. Vaitheeswaran, do The Economist. 

A presidente do CEBDS, Marina Freitas Grossi, falou na abertura do painel, destacando ser fundamental que os negócios coloquem a natureza e as pessoas no centro da tomada de decisões. O Governador do Pará, Helder Barbalho, foi entrevistado no encerramento do evento, trazendo um panorama sobre as oportunidades para o Brasil ao sediar a COP30, em Belém.

Realizamos também, no dia 20 de setembro, o painel “Soluções Baseadas na Natureza: caminhos para o avanço dos negócios do Brasil”, com a presença dos painelistas Alessandra Fajardo (Bayer), Samuel Barreto (TNC Brasil), Marie Ikemoto (SEAS/RJ), Andre Ferretti (Grupo Boticário) e Patricia Daros (Vale).

O encontro trouxe exemplos práticos e soluções aprendidas, tanto de negócios quanto de especialistas, relacionados às Soluções Baseadas na Natureza (SbN), que desempenham um papel fundamental para colocar a humanidade no caminho da neutralidade climática.

O tema foi foco da publicação “Soluções Baseadas na Natureza para os Negócios”, publicado pelo CEBDS em 2021, na qual compilamos uma série de casos práticos de empresas.

Para a finalizar a participação do CEBDS na Climate Week NY, realizamos no dia 22 de setembro, o webinar “Desbloqueando oportunidades: contribuições do setor privado para o pacote de transição verde no Brasil”.

O evento contou com a presença de Alessandra Fajardo, Diretora de Parcerias da Cadeia de Valor Alimentar – Estratégia e Sustentabilidade da Bayer, Gabriel Santamaria, Head de Sustentabilidade do Banco do Brasil, Gustavo Fontenele, Coordenador Geral de Descarbonização do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e moderação da diretora de Natureza e Sociedade do CEBDS, Juliana Lopes.

Hoje, a descarbonização global requer investimento anual estimado de 3 a 5 trilhões de dólares até 2030. O Brasil tem um papel fundamental nisso, pela sua capacidade de atrair cerca de 3 trilhões de dólares em investimentos até 2050, tornando-se uma potência nessa economia verde inclusiva. Temos uma grande oportunidade para alavancar um modelo de desenvolvimento com bases sustentáveis.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.