Como tornar mais eficiente a comunicação da sustentabilidade das empresas?

Revisitando essa pergunta, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) trabalha em uma nova edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade, incorporando novos conceitos de sustentabilidade, como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Acordo de Paris, e novas plataformas de divulgação, como as redes sociais.

Previsto para ser lançado até o fim do ano, a nova edição foi desenhada para ir muito além da simples revisão do documento original. A publicação mostrará os desafios para comunicação da sustentabilidade e aperfeiçoar as práticas e instrumentos utilizados atualmente.

O novo guia tem patrocínio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Ecolab, Eletrobras, Heineken, Michelin e Toyota e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Planejado para atender às necessidades das empresas, a nova edição do guia de comunicação e sustentabilidade também será uma referência para a sociedade em geral. “A primeira edição foi pioneira ao apresentar os caminhos e as ferramentas estão disponíveis”, destaca Marina Grossi, presidente do CEBDS. “A nova versão reflete as transformações observadas no mundo da comunicação e avança nos impactos e necessidades de relacionamento com as partes interessadas”, acrescenta.

A nova edição analisará a comunicação sob a ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como a reputação da empresa é afetada por práticas sustentáveis.

“O projeto prevê a realização de uma pesquisa para captar qual é o entendimento sobre sustentabilidade na sociedade (onde estamos), qual é a expectativa sobre esse tema (onde queremos chegar) e o que as empresas têm feito para melhorar essa compreensão (alguém já chegou lá?)”, explica Kelly Lima, gerente de comunicação do CEBDS.

Publicado originalmente há uma década, a publicação ainda é uma das principais referências para profissionais, pesquisadores e professores ligados ao universo da sustentabilidade. O primeiro guia foi resultado de uma pesquisa realizada com 25 empresas que responderam a seguinte pergunta “Comunicação e Sustentabilidade: O que sua organização pensa e faz nesta área?”. O guia contribuiu para melhorar a comunicação da sustentabilidade nas organizações.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.