Confira a programação da Climate Week de Nova York

Na próxima semana, acontece a Climate Week de Nova York, organizada por The ClimateGroup. A Semana do Clima de NYC (CWNYC) ocorre entre os dias 21 a 27 de setembro e a previsão é de que haja mais de 350 eventos organizados em NYC e ao redor do mundo, tanto presencial como online.

Eventos do CEBDS:

Dia 25 de setembro

10:00h às 11:30h (Horário de Brasília)

How is the Business Sector Supporting the Amazon? / Como o Setor Empresarial está Apoiando a Amazônia?

*Evento em inglês

Nunca na história, o futuro da humanidade e do planeta dependeram tanto da capacidade de entender que todos vivem no mesmo ecossistema, e que sobrevivência está diretamente ligada à preservação e valorização de recursos naturais. Os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia da Covid-19 em escala global e sem precedentes representam um alerta de quebrar a estabilidade ecossistêmica traz consequências devastadoras, semelhantes ao que vem acontecendo com a emergência climática.

A situação da Floresta Amazônica, com o aumento do desmatamento e da destruição, vai contra o que o setor privado acredita e deixa o Brasil ainda mais distante de suas metas climáticas e de um futuro justo e sustentável. Além da percepção negativa da imagem do Brasil internacionalmente, as questões sociais e ambientais na Amazônia são altamente prejudiciais ao desenvolvimento de negócios e projetos. Os valores sustentáveis devem ser disseminados e intrínsecos aos atores e à maneira de fazer negócios na região.

Ciente do potencial impacto nos negócios e na competitividade, o setor empresarial brasileiro afirmou publicamente suas preocupações com os atuais níveis de desmatamento e a falta de governança na Amazônia e demais biomas do país. O Comunicado do Setor Empresarial foi entregue em julho ao presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. A repercussão atraiu o apoio de novas empresas e transformou a pauta em movimento permanente do empresariado, que se reuniu com a cúpula do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público e de governos da região. 

O Comunicado defende sete eixos temáticos: 

  • Combate inflexível e abrangente ao desmatamento ilegal na Amazônia e demais biomas brasileiros; 
  • Inclusão social e econômica de comunidades locais para garantir a preservação das florestas; 
  • Minimização do impacto ambiental no uso dos recursos naturais, buscando eficiência e produtividade nas atividades econômicas daí derivadas; 
  • Valorização e preservação da biodiversidade como parte integral das estratégias empresariais; 
  • Adoção de mecanismos de negociação de créditos de carbono; 
  • Direcionamento de financiamentos e investimentos para uma economia circular e de baixo carbono; e 
  • Pacotes de incentivos para a recuperação econômica dos efeitos da pandemia da Covid-19 condicionados a uma economia circular e de baixo carbono.

O maior conhecimento sobre como ecossistemas se relacionam com as atividades de empresas e com a sociedade tem sido usado por organizações e iniciativas como forma de conectar oportunidades à solução de problemas na região.

Neste evento reuniremos alguns desses atores para mostrar como o setor empresarial vem apoiando a Amazônia, sob os valores da bioeconomia, por meio de soluções baseadas na natureza, enfrentando os desafios colocados pelas mudanças climáticas, perda de biodiversidade e de direitos humanos.

A grade de palestrantes será atualizada no link do evento. Inscrições, aqui.

Dia 22 de setembro

14:00h às 16:00h (Horário de Brasília)

Lançamento internacional do Guia dos “10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável”

Evento oficial da Amazônia Possível, fruto da parceria entre CEBDS com Instituto Arapyaú, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Instituto Ethos, Rede Brasil do Pacto Global da ONU e Sistema B.

O Guia pretende ser um norteador para empresas que desejam operar de forma mais sustentável na região amazônica, sendo idealmente utilizado para embasar o desenho do planejamento estratégico e o exercício de priorização de projetos, para que tenham mais impactos positivos na ponta das cadeias produtivas. Confira o guia aqui.

Dia 23 de setembro

10:00h às 12:00h (Horário de Brasília)

Green Recovery: Perspectives from Brazil

*Evento em português e inglês

Evento em parceria do CEBDS com o Instituto Clima e Sociedade (ICS). 

Mesmo antes da pandemia, legisladores de todo o mundo já estavam trabalhando em propostas de planos econômicos que levassem em conta as questões ambientais, um esforço que foi consolidado como o Pacto Ecológico Europeu (Green New Deal). A relevância da legislação e dos planos governamentais, que impulsionam a agenda climática, ficou ainda mais evidente com a crise imposta pela pandemia da Covid-19. O papel do setor empresarial na aceleração dos planos em direção a uma economia de baixo carbono também está se tornando cada vez mais evidente.

Como esses planos vem avançando e quais são as perspectivas globais para sua implementação? Os planos em discussão hoje atendem às necessidades também impostas pela crise climática, já em curso? O evento apresentará possibilidades de implementação de Planos de Recuperação com foco no clima, considerando os setores público e privado.

 

Evento do WBCSD:

Dia 22 de setembro

09:30h às 10:30h (Horário de Brasília)

Business Policy Asks to Get to Net Zero

Informações atualizadas do evento, incluindo grade de palestrantes, inscrições e conexão aqui.

 

Eventos recomendados de parceiros: 

Abertura Oficial da Semana do Clima de NYC

Anfitrião: TheClimate Group

A Cerimônia de Abertura da Semana do Clima de Nova York reúne líderes empresariais e governamentais para mostrar ações climáticas relevantes e encontrar maneiras de fazer mais. O evento contará com as presenças do Príncipe Charles, do Reino Unido, de Mark Chambers, Diretor do Gabinete de Sustentabilidade dos Prefeitos de Nova York, Kristalina Georgieva, Diretora Executiva do Fundo Monetário Internacional, da professora Rebecca M. Henderson, da Harvard Business School, de Tamara Toles O’Laughlin, diretora executiva da América do Norte de 350.org, de Mathias Lelievre, CEO da ENGIE Impact, de Doug McMillon, Presidente e CEO da Walmart, Inc, Dickon Pinner, sócio sênior da McKinsey & Company, de Marc Engel, da Unilever, de Fiona Reynolds, CEO do Principles for Responsible Investment, e de Zhenguo Li, Fundador e Presidente do LONGi Group.

Data e horário: Segunda-feira, 21 de setembro de 2020 às 09:00h (Horário de Brasília)

Acesso somente via Facebook. 

 

The role of tax reform in a green recovery: How the autumn budget can help the UK build back better

Anfitrião: Zero Carbon Campaign e Green Alliance

A Zero Carbon Campaign publicará um relatório explorando como redesenhar os preços do carbono no Reino Unido para se alinhar com a meta net-zero para 2050. Entre outras coisas, o relatório explorará o uso de políticas complementares para cada setor e como introduzir preços em setores ainda não incluídos.

Data e horário: Segunda-feira, 21 de setembro de 2020 às 10:00h (Horário de Brasília)

Inscrições aqui

 

COP26 & THE ZERO CARBON GROWTH AGENDA

Anfitrião: High Level Climate Champions e The Climate Group

A campanha Race to Zero da ONU, liderada pelos Campeões Climáticos de alto nível da ONU para o Reino Unido e o Chile, Nigel Topping e Gonzalo Muñoz, faz parceria com o Climate Group para dar início à Semana do Clima de Nova York. Com contribuições de Alok Sharma, Secretário de Estado de Negócios, Energia e Estratégia Industrial e presidente da COP, figuras globais, líderes municipais e CEOs das empresas mais significativas do mundo, este evento enquadra a agenda de crescimento econômico com carbono zero e traz à vida a corrida para um futuro mais saudável, mais justo e resiliente, acelerando em todas as partes da economia global.

Data e horário: Segunda-feira, 21 de setembro de 2020 às 13:00h (Horário de Brasília)

Mais informações aqui 

 

CHANCE OF A LIFETIME? HOW GOVERNMENTS AND BUSINESSES ARE ACHIEVING A GREEN ECONOMIC RECOVERY

Anfitrião: TheClimate Group

Descrição: Como governos e empresas estão proporcionando uma recuperação verde? A maior tragédia humana e econômica de uma geração também é uma oportunidade incomparável de uma melhor reconstrução da economia voltada para a Década do Clima, com a redução das emissões à metade nos próximos 10 anos. Este evento de alto nível contará com líderes políticos e empresariais para debater o que precisa ser feito nos próximos dois anos para acelerar a ação climática, criar empregos verdes e uma sociedade mais saudável.

Data e horário: Segunda-feira, 22 de setembro de 2020 às 10:45h (Horário de Brasília)

Mais informações aqui

 

FOLLOW THE FROG

Anfitrião: The Rainforest Alliance

Uma transição global ousada de energias renováveis é essencial. Assim como uma completa reformulação do modo de relacionamento com a terra, incluindo a economia alimentar global e a maneira como florestas tropicais são gerenciadas.A Rainforest Alliance trabalha na intersecção entre empresas, agricultura e comunidades florestais para avançar em soluções climáticas naturais — incluindo agricultura sustentável e conservação florestal — que compõem mais de um terço da solução climática global.

Data e horário: Início em 21 de setembro e dura a semana toda

Mais informações aqui

 

Shifting Paradigm for Net-zero Construction

Anfitrião: LafargeHolcim e WBCSD

O evento consiste em um painel (incluindo o WBCSD) com diferentes perspectivas sobre ferramentas, requerimentos de mercado e políticas públicas que ajudarão o setor da construção civil a realizar uma transição para uma economia mais limpa.

Data e horário: Terça-feira, 22 de setembro de 2020 às 12:00h – 13:30h (Horário de Brasília)

Inscreva-se aqui

  

POWERING AN EQUITABLE, SUSTAINABLE, AND JUST GLOBAL ENERGY TRANSITION

Anfitrião: Center on Global Energy Policy at Columbia SIPA

Uma transição energética equitativa, sustentável e justa não será possível sem a ampla e igualitária participação e liderança das mulheres em todos os aspectos da indústria energética. No entanto, em todo o mundo, a indústria de energia continua a ser um dos segmentos menos inclusivos da economia global – as mulheres compõem apenas 22% da força de trabalho de energia tradicional e 32% da força de trabalho de energia renovável. 

Data e horário: Quarta-feira, 23 de setembro de 2020 às 11:00h – 12:30h (Horário de Brasília)

Inscreva-se aqui

 

A Ascensão da Economia Verde

Anfitrião: London Stock Exchange e PRI

Junte-se ao London Stock Exchange Group e ao PRI para a terceira parte da série de webinares sobre a COP26: Investor Action on Climate, intitulada ‘The Rise of the Green Economy’. Os webinars visam ganhar impulso antes da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Glasgow no próximo ano. Dados os desafios que a sociedade, as economias e o mundo enfrentam ao sair do COVID-19, é fundamental que os investidores resolvam possíveis crises do futuro e compreendam seu papel para alcançar o crescimento verde.

Data e horário: Quarta-feira, 23 de setembro de 2020 às 10:30h – 13:00h (Horário de Brasília)

Inscreva-se aqui

 

Ambitious and resilient carbon markets: a central pillar for green recovery

Anfitrião: The International Carbon Action Partnership (ICAP) e  International Emissions Trading Association (IETA)

Administradores de diferentes mercados de carbono, bem como líderes de negócios globais, fornecerão percepções sobre o desempenho dos principais mercados de carbono durante a atual crise. O evento visa demonstrar que os mercados de carbono cuidadosamente projetados têm se mostrado um instrumento de política resiliente para a mitigação das mudanças climáticas, mesmo em face de uma situação sem precedentes.

Data e horário: Quinta-feira, 24 de setembro, 2020  às 12:15 PM – 2:00 PM (Horário de Brasília)

Inscreva-se aqui

 

Sustainable Investment Forum North America 2020

Maior fórum financeiro na Climate Week NYC

Data e horário: Sessões às manhãs e tardes dos dias 24 de setembro, 01 de outubro, 08 de outubro e 15 de outubro 

Inscreva-se aqui

 

Getting to Net Zero – Raising the Ambition on Global Climate Action

Anfitrião: Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC)

Descrição: Serão discutidas questões relacionadas ao significado de net-zero para diferentes stakeholders; as estratégias e intervenções necessárias para alcançá-lo; questões de definição em torno destes, como compensações e remoções, e também os diferentes papéis que as políticas e medidas de precificação do carbono podem desempenhar no incentivo à ação.

Data e horário: Sexta-feira, 25 de setembro de 2020 às 11:00h – 12:30h (Horário de Brasília)

Inscreva-se aqui

 

Green Climate Fund – Leadership Dialogue

Anfitrião: Green Climate Fund

O evento contará com as contribuições de Chefes de Estado e ministros de diferentes países para promover o diálogo e reforçar a colaboração para apoiar os países emergentes em caminhos transformadores de investimento, aproveitando o papel catalítico do Fundo Climático Verde.

Sem data confirmada. Acompanhe atualização no link do evento.

Inscreva-se aqui 

 

Confira a lista completa de eventos oficiais da CWNYC: https://climateweeknyc.org/events-program

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.