Confira as dicas da Neoenergia para economizar energia no verão

Uma das recomendações para a temporada do verão é poupar energia, pensando em sustentabilidade e no bolso. Para ajudar na tarefa, a Neoenergia, associada ao CEBDS, fez uma lista com dicas de como usar os aparelhos domésticos. A gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas, recomenda atenção já na compra do equipamento:

“Deve-se sempre observar a existência do selo Procel, que indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética e menor gasto de eletricidade por categoria. Quem possui equipamentos antigos também devem ficar atentos, pois eles podem precisar de manutenção ou serem trocados, por consumir mais energia”, afirma.

Veja quais equipamentos podem ser usados de forma mais eficiente (e confira aqui o vídeo com dicas):

Geladeira   

Representa cerca de 30% do consumo mensal da fatura de energia. Evite abrir diversas vezes. Além disso, não coloque comidas quentes na geladeira: espere até que estejam em temperatura ambiente para refrigerar.

Ar-condicionado 

Mantenha a temperatura do aparelho entre 23º e 25º e programe o desligamento automático 30 minutos antes de sair do ambiente. A outra opção é adquirir aparelhos com a tecnologia inverter, para melhor uso do compressor, reduzindo o consumo do aparelho em até 40%.

Chuveiro   

Mude o funcionamento do chuveiro de “Inverno” para “Verão”, o que já pode gerar uma redução de cerca de 40% no consumo mensal do aparelho.

Lâmpadas   

Usar lâmpadas LED pode reduzir até 80% do gasto mensal, além de fornecer o mesmo pacote de luz com menor potência

Neoenergia tem o programa de Eficiência Energética das suas distribuidoras, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que prevê, entre outras coisas, iniciativas que realizam a troca gratuita de lâmpadas convencionais pelas de LED em residências e instituições públicas, a instalação de painéis solares e a formação de crianças e adolescentes sobre o uso consciente da energia.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.