Especialista diz que aquecimento global leva a ‘clima de extremos’

O aquecimento global está fazendo com que fenômenos até então raros se tornem mais frequentes. O alerta é do coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o meteorologista e climatologista José Marengo. Na avaliação dele “estamos vivendo um clima de extremos. Os extremos de chuva estão aumentando e essa é uma tendência também para o futuro; a chuva que era para cair em um mês, está caindo em um ou dois dias.”

“A comunidade científica já mostrou que os extremos de chuvas estão ficando mais intensos e frequentes. Os piscinões parecem ser subdimensionados, os bueiros estão entupidos com lixo que a população deixas nas ruas, os governos são mais reativos que proativos, prevenção é muito raro nas comunidades”, diz José Marengo.

Saiba mais: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,aquecimento-global-leva-a-clima-de-extremos-diz-especialista-chuvas-se-intensificaram-no-sudeste,70003175305

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.