Para ajudar o setor empresarial brasileiro a se preparar para a Conferência das Partes das Nações Unidas (COP21) que será realizada em dezembro, em Paris, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) elaboraram o documento “Uma perspectiva empresarial das negociações de mudanças climáticas”.
O documento, editado na forma de guia, traz análise das negociações, das metas divulgadas pelos países (incluindo o Brasil), dos mecanismos de financiamento aos investimentos necessários etc. Contém, ainda, diversas informações úteis sobre a Conferência de Paris e atividades paralelas.
A iniciativa se justifica devido à expectativa em torno da COP 21, que está levando a uma mobilização sem precedentes da sociedade como um todo, incluindo as empresas, em torno das questões climáticas. Perto de 220 empresas, em todo o mundo, estão participando de iniciativas como o We Mean Business, preparatória para a COP 21.
Espera-se que a Conferência de Paris resulte num novo acordo do clima que substituirá o Protocolo de Quioto. E as empresas acreditam que poderão ter participação ativa nesse processo, buscando oportunidades de ampliar seus negócios no novo cenário global traçado na COP 21. Por isso, querem compreender, influenciar e estar presentes nas negociações.