O 15º Relatório Global de Riscos do Fórum Econômico Mundial aponta que todos “principais riscos de longo prazo, em relação à probabilidade” são relacionados à problemas ambientais. Antes, as crises econômicas e financeiras eram as principais preocupações, agora as percepções de risco estão associadas às mudanças climáticas, e suas consequências, como a perda de biodiversidade e desastres ambientais.
“As mudanças climáticas são uma ameaça muito real e séria para a sociedade. Eventos climáticos extremos, como ondas de calor e inundações, estão se tornando mais comuns e graves. Fazendo com que as comunidades enfrentem custos humanitários e econômicos muitas vezes devastadores”, diz Alison Martin, membro do grupo de serviços financeiros Zurich Insurance Group, que trabalhou na compilação da publicação.
5 principais riscos, por probabilidade, nos próximos 10 anos:
- Eventos climáticos extremos;
- Falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
- Grandes desastres naturais;
- Grande perda de biodiversidade e colapso do ecossistema;
- Danos e desastres ambientais causados pelo homem.
5 principais riscos, por gravidade de impacto, nos próximos 10 anos:
- Falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
- Armas de destruição em massa;
- Grande perda de biodiversidade e colapso do ecossistema;
- Eventos climáticos extremos;
- Crises hídricas.
“Há uma pressão crescente nas empresas por parte dos investidores, reguladores, clientes e funcionários para que elas demonstrem sua resiliência à crescente volatilidade climática. Os avanços científicos significam que os riscos climáticos agora podem ser modelados com maior precisão e incorporados ao gerenciamento de riscos e aos planos de negócios,” diz John Drzik, presidente da Marsh & McLennan Insights.