Na COP28, CEBDS participa de evento para discutir construção de um efetivo federalismo climático no Brasil

A construção e a implementação eficaz de ações de mitigação e adaptação demandam uma governança climática multinível, envolvendo os governos nacional e subnacionais. No contexto brasileiro, caracterizado pelo federalismo e suas distintas realidades governamentais, socioeconômicas, culturais, políticas e ambientais, a ausência de um federalismo climático efetivo dificulta a implementação bem-sucedida de uma política nacional de mudança do clima.

Este foi o tema do evento ‘Desafios para a construção de um efetivo federalismo climático no Brasil’, do qual Viviane Romeiro, nossa Diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis, participou, a convite do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O encontro visou estabelecer discussões necessárias para estabelecer esse federalismo climático no Brasil, reconhecendo a importância de superar desafios e criar estratégias colaborativas para enfrentar a crise climática.

A discussão contou com a presença de Isis Rafaela Camaraense, Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba; Patrícia Miranda Menezes, Assessora da prefeitura de Barcarena; Marcio Astrini, Secretário Executivo do Observatório do Clima; e André Chaves de Andrade do Ministério do Meio Ambiente.

Acesse o link para conferir a transmissão completa do evento: https://bit.ly/3tpUSwN

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.