Na COP28, CEBDS participa de evento para discutir construção de um efetivo federalismo climático no Brasil

A construção e a implementação eficaz de ações de mitigação e adaptação demandam uma governança climática multinível, envolvendo os governos nacional e subnacionais. No contexto brasileiro, caracterizado pelo federalismo e suas distintas realidades governamentais, socioeconômicas, culturais, políticas e ambientais, a ausência de um federalismo climático efetivo dificulta a implementação bem-sucedida de uma política nacional de mudança do clima.

Este foi o tema do evento ‘Desafios para a construção de um efetivo federalismo climático no Brasil’, do qual Viviane Romeiro, nossa Diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis, participou, a convite do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O encontro visou estabelecer discussões necessárias para estabelecer esse federalismo climático no Brasil, reconhecendo a importância de superar desafios e criar estratégias colaborativas para enfrentar a crise climática.

A discussão contou com a presença de Isis Rafaela Camaraense, Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba; Patrícia Miranda Menezes, Assessora da prefeitura de Barcarena; Marcio Astrini, Secretário Executivo do Observatório do Clima; e André Chaves de Andrade do Ministério do Meio Ambiente.

Acesse o link para conferir a transmissão completa do evento: https://bit.ly/3tpUSwN

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.