O que são os serviços ambientais?

O conceito que melhor expressa o entendimento do setor empresarial representado pelo CEBDS sobre os serviços ambientais é complementar à definição prevista no Projetode Lei 1667/2007 e inclui as ações humanas fundamentais para o bom funcionamento dos ecossistemas:

“Consideram-se serviços ambientais as funções oferecidas naturalmente pelos ecossistemas, mantidas, aprimoradas ou restauradas por ação do homem, visando a conservação de condições ambientais adequadas para a vida no Planeta.”

Assim, os serviços ambientais ou ecossistêmicos se referem aos benefícios que as pessoas obtêm da natureza direta ou indiretamente. Eles são de extrema importância para o bem estar humano e para as atividades econômicas.

A Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB) define ecossistema como um “complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e de micro-organismos e o seu meio inorgânico que interagem como uma unidade funcional”.

Preservar os ecossistemas e os serviços ambientais é fundamental à existência humana.

Os ecossistemas são os responsáveis por proporcionam a purificação da água e do ar. Eles suavizam os fenômenos climáticos violentos e protegem contra desastres naturais. Também decompõem o lixo, mantêm os solos férteis e ajudam no controle de erosões.

Animais, como as abelhas, polinizam as plantas que, enquanto estão crescendo, sequestram carbono da atmosfera. Outros bichos, como a cotia, ajudam as florestas e matas dispersando sementes.

Classificação dos serviços ambientais

Os serviços ambientais, segundo a Avaliação Ecossistêmica do Milênio (2005) podem ser classificados em:

  1. Serviços de Provisão: produtos obtidos da natureza. Exemplos: alimentos, água doce e madeira;
  2. Serviços de Regulação: são os benefícios obtidos a partir da regulação do ambiente feita pelos ecossistemas e/ou seres vivos. Exemplo: absorção de CO² pela fotossíntese das florestas;
  3. Serviços Culturais: aqueles benefícios intangíveis obtidos do contato com a natureza que contribuem para a cultura e as relações sociais. Exemplo: patrimônio cultural;
  4. Serviços de Suporte: são os que contribuem para a produção de outros serviços ecossistêmicos. Exemplo: dispersão de sementes.

Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade

O Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade tem como objetivo enfatizar a importância da biodiversidade e serviços ecossistêmicos para as empresas, bem como o papel fundamental que estas podem desempenhar na conservação e uso sustentável dos mesmos a partir de padrões sustentáveis de consumo e produção.

São signatárias: Anglo American, Bayer, Boticário, BRK Ambiental, Eletrobras, Equinor, Furnas, Natura, Philip Morris, Shell, Suzano, Vale e Votorantim Cimentos.

 

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.