O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou, no dia 29 de novembro, a versão brasileira do projeto Climate Smart Agriculture (CSA Brasil), em na CasaE da BASF, em São Paulo. O CSA é uma iniciativa global voltada para a agricultura de baixo carbono e integra a plataforma Low Carbon Technologies Partnership Initiative (LCTPi), liderada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), do qual o CEBDS é representante no Brasil.
“O Brasil é uma região estratégica para o CSA por ser um dos maiores produtores agropecuaristas do mundo. O projeto pode ajudar nosso país a aumentar a produtividade e a renda agrária e, ao mesmo tempo, fortalecer a resiliência à mudança do clima e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo fortemente para o alcance das metas da NDC”, afirmou a presidente do CEBDS, Marina Grossi.

Com metas globais de aumentar em 50% a disponibilidade de alimento e reduzir em 50% as emissões de GEE até 2030, o CSA nasce com o objetivo de contribuir para o alcance das metas climáticas estabelecidas no Acordo de Paris. Além disso, o CSA incide diretamente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 2, 8, 12, 15 e 17.
O assessor técnico e coordenador da Câmara Temática de Biodiversidade do CEBDS, André Ramalho, explicou a atuação do projeto no Brasil. “O CSA estará focado em quatro áreas: desenvolver resiliência para agricultores; ampliar os investimentos; rastrear, monitorar e medir a agricultura de baixo carbono; e promover a conservação e uso sustentável da terra”, explicou.
A head global de Sustentabilidade da Monsanto, Gabriela Burian, apresentou a iniciativa no âmbito global. A Monsanto, associada ao CEBDS, é uma das 20 multinacionais que integram o projeto.
Para saber mais, confira as apresentações e o vídeo dos parceiros do projeto:
Projeto CSA Global
Projeto CSA Brasil
Adapta Group
Climate Smart Group: apresentação
Coalizão Matopiba
Imaflora