Quais são as quatro principais ameaças para futuro global?

A ONU indica que as quatro ameaças iminentes ao progresso humano no mundo são: crise climática; tensões geopolíticas crescentes; desconfiança global e impactos negativos da tecnologia

A crise climática acarreta trágicas consequências. “Os cientistas nos dizem que a temperatura do oceano está subindo o equivalente a cinco bombas de Hiroshima por segundo. Um milhão de espécies estão em risco de extinção a curto prazo. Nosso planeta está queimando”, diz o secretário-geral da ONU, António Guterres. Para a ONU, as ameaças referentes às tensões globais estão em seu nível mais alto em anos, criando riscos reais.

A desconfiança global, segundo a ONU, pode ser enfrentada por meio de uma globalização justa. “Durante a Década de Ação, devemos investir na erradicação da pobreza, na proteção social, na saúde e no combate às pandemias, em educação, energia, água e saneamento, nos transportes e infraestrutura sustentáveis ​​e no acesso à Internet”, afirmou Guterres.

As ameças relacionadas à tecnologia irão exigir ação em diversos âmbitos, como no mercado de trabalho, em que há constante automação do trabalho e surgimento de novas profissões. “Também precisamos colocar em ordem o ‘Velho Oeste’ do ciberespaço. Terroristas, supremacistas brancos e outros que semeiam ódio estão explorando a Internet e as mídias sociais. Os robôs estão espalhando desinformação, alimentando a polarização e minando as democracias. No próximo ano, o cibercrime custará 6 trilhões de dólares”, conclui Guterres.

Saiba mais: https://nacoesunidas.org/chefe-da-onu-lista-quatro-principais-ameacas-para-futuro-global/

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.