Que tal contribuir para o meio ambiente no Dia da Limpeza de Praia?

O Dia Mundial de limpeza de praia acontece anualmente no terceiro final de semana de setembro de cada ano. A data foi criada pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy  em 1986. O objetivo é alertar para os problemas da poluição nos mares, rios e oceanos. É comum vermos os mais variados lixos boiando na água e espalhados pela areia, o que leva a morte de animais e impede o ser humano de utilizar e consumir a água, um retrato desolador que, infelizmente, faz parte da realidade de muitas cidades e países.

Para mudar esse cenário e ampliar a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, todo dia 20 de setembro é celebrado esse dia, com grandes mutirões para despoluir rios, lagoas, praias e oceanos. O evento é promovido simultaneamente por diversas organizações internacionais, No Brasil, a Route vêm realizando essa ação de conscientização.

Resíduos nos oceanos

Essas ações de limpeza também é importante na identificação dos resíduos mais perigosos encontrados no mar e assim é possível que as organizações busquem soluções para que elas acabem tendo este destino. Ao participarem dessas ações, voluntários se tornam mais conscientes sobre suas escolhas de consumo e o impacto que elas podem ter no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.

“Por ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. É como se, a cada minuto, a carga de um caminhão de lixo cheio de plástico fosse despejada no mar. Cerca de 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos é plástico e, até 2050, 99% das aves marinhas terão ingerido o material.”, aponta a ONU

Quer fazer a sua parte?

Basta escolher uma das organizações para se tornar um voluntário:

ROUTE

A Route buscamos uma solução para diminuir o impacto do lixo nas praias do Brasil e do mundo.

SOS Praias Brasil

Realiza um trabalho itinerante pelo litoral brasileiro, a bordo de um motorhome, e atua com voluntários para limpar as praias.

Projeto Limpeza Na Praia – Instituto Aqualung

10 mil voluntários se reúnem anualmente para limpar as praias em diversas regiões da cidade. Associada à ONU, Unep e Clean Up World, realiza quatro grandes ações durante o ano.

Rio Voluntário 

É uma Central de Voluntariado, que busca inspirar e captar novos voluntários para participar de programas desenvolvidos com instituições parceiras.

Com o Rio de Braços Abertos

É um movimento que inspira as pessoas a fazer a sua parte pelo bem do Rio de Janeiro, para turistas e, acima de tudo, para o próprio carioca. Ao lançar o projeto, Veja Rio destaca boas práticas e iniciativas de quem já está fazendo a sua parte para que as mudanças realmente aconteçam, aumentando o coro e multiplicando atitudes, iniciativas e ideias. 

 

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.