Quem é a ativista climática Greta Thunberg?

A jovem Greta Thunberg, em agosto de 2018 começou se ausentar das aulas para protestar próxima ao parlamento sueco. Greta exigia mais ações dos governantes para mitigar as mudanças climáticas. A ativista é a responsável pela mobilização que levou milhões de pessoas às ruas em todo o mundo para pedir providências urgentes contra as mudanças climáticas.

A adolescente de apenas 16 anos, realizou o discurso de abertura da Cúpula do Clima, que aconteceu em Nova York, junto com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e disse que os jovens são uma força “imparável” em pressionar os líderes mundiais a favor do clima.

“Ontem, milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente jovens, marcharam e pediram uma ação real contra o clima. Demonstramos que estamos unidos e que nós jovens somos imparáveis”, disse Greta no Palácio de Vidro, sede da ONU.

Fridays For Future

O Fridays For Future (Sextas-feiras Pelo Futuro), ganhou repercussão com Thunberg. A jovem, em agosto de 2018 protestou perante ao Parlamento da Suécia, portando um cartaz no qual escreveu “Skolstrejk för klimatet” (“Greve escolar pelo Clima”).

O movimento ganhou repercussão e inspirou a Greve Global pelo Clima. Os atos contra as mudanças climáticas começaram a mobilizar milhares de pessoas ao redor do mundo e chamam atenção para a necessidade de redução da emissão de gases do efeito estufa.

Créditos da Foto: AP Photo/Paul White
compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.