Seminário de Segurança Hídrica discutiu inovações na área de gestão de água

O Seminário de Segurança Hídrica 2024, realizado por nós do CEBDS em parceria com a Firjan e com a CNI, abordou questões fundamentais para enfrentar a escassez hídrica em meio ao agravamento dos eventos climáticos extremos.

Na abertura do seminário, Juliana Lopes, Diretora de Natureza e Sociedade CEBDS, salientou a necessidade de integrar a segurança hídrica à estratégia de negócios, destacando que a pauta corporativa pode contribuir significativamente com tecnologia e recursos humanos para impulsionar essa agenda vital.

O presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, Isaac Platcha; o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Boitempo; e o secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi, também fizeram parte da abertura do primeiro dia.

O evento prosseguiu com uma palestra sobre Segurança Hídrica em um Contexto Estratégico, feita por Gregory Holiday, Director, 50L Home & Member of the WBCSD Extended Leadership Group. Depois, deu-se início a um ciclo de painéis de discussão, que abordaram a segurança hídrica, bioeconomia, negócios, tecnologias, saneamento e reúso de água, com a presença de especialistas técnicos sobre o assunto.

O segundo dia de evento foi iniciado com uma palestra do professor Kongjian Yu, criador do conceito de cidade-esponja, sobre a prevenção de Inundações Urbanas no Contexto das Mudanças Climáticas. Novamente, painéis com a presença de especialistas em segurança hídrica e infraestrutura para o enfrentamento da mudança climática aconteceram, levando a discussão do tema de água para todos os presentes.

O Seminário contou com a participação de diversas empresas associadas do CEBDS, tanto como painelistas, como ouvintes dos cases e divulgação de metodologias avançadas para a gestão de água no contexto empresarial e urbano.

Alguns dos participantes representantes de associadas foram Carlos Gonzalez (Petrobras); Eduardo Pedroza (GS Inima Industrial); Guilherme Melo (Vale); Luis Armacollo (Ecolab); Marilene Ramos (Grupo Águas do Brasil); Rodrigo Pereira (Iguá Saneamento); Ronaldo Ribeiro (Amazon) e Thiago Valente (Fundação Grupo Boticário).

Veja aqui os paineis do dia 16 e aqui os do dia 17.

https://www.linkedin.com/events/semin-riodeseguran-ah-drica20247183541103927713792/about/
compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.