Seminário de Segurança Hídrica discutiu inovações na área de gestão de água

O Seminário de Segurança Hídrica 2024, realizado por nós do CEBDS em parceria com a Firjan e com a CNI, abordou questões fundamentais para enfrentar a escassez hídrica em meio ao agravamento dos eventos climáticos extremos.

Na abertura do seminário, Juliana Lopes, Diretora de Natureza e Sociedade CEBDS, salientou a necessidade de integrar a segurança hídrica à estratégia de negócios, destacando que a pauta corporativa pode contribuir significativamente com tecnologia e recursos humanos para impulsionar essa agenda vital.

O presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, Isaac Platcha; o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Boitempo; e o secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi, também fizeram parte da abertura do primeiro dia.

O evento prosseguiu com uma palestra sobre Segurança Hídrica em um Contexto Estratégico, feita por Gregory Holiday, Director, 50L Home & Member of the WBCSD Extended Leadership Group. Depois, deu-se início a um ciclo de painéis de discussão, que abordaram a segurança hídrica, bioeconomia, negócios, tecnologias, saneamento e reúso de água, com a presença de especialistas técnicos sobre o assunto.

O segundo dia de evento foi iniciado com uma palestra do professor Kongjian Yu, criador do conceito de cidade-esponja, sobre a prevenção de Inundações Urbanas no Contexto das Mudanças Climáticas. Novamente, painéis com a presença de especialistas em segurança hídrica e infraestrutura para o enfrentamento da mudança climática aconteceram, levando a discussão do tema de água para todos os presentes.

O Seminário contou com a participação de diversas empresas associadas do CEBDS, tanto como painelistas, como ouvintes dos cases e divulgação de metodologias avançadas para a gestão de água no contexto empresarial e urbano.

Alguns dos participantes representantes de associadas foram Carlos Gonzalez (Petrobras); Eduardo Pedroza (GS Inima Industrial); Guilherme Melo (Vale); Luis Armacollo (Ecolab); Marilene Ramos (Grupo Águas do Brasil); Rodrigo Pereira (Iguá Saneamento); Ronaldo Ribeiro (Amazon) e Thiago Valente (Fundação Grupo Boticário).

Look Thequi os paineis do dia 16 e here os do dia 17.

https://www.linkedin.com/events/semin-riodeseguran-ah-drica20247183541103927713792/about/
Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.