Sustentabilidade e Marketing: aumente seu Share of Mind Social

 

Apesar de estar no foco das estratégias de marketing de diversas empresas que sigam um modelo de gestão sustentável, muitos concordam que o consumidor final desconhece as vantagens de adquirir produtos que sigam esses pilares.

A importância da área de Marketing para tais companhias é primordial na hora de educar prospects (potenciais clientes) e clientes, de modo a posicionar a marca e suas ações entre público e mercado, aumentando, assim, seu share of mind também no segmento sustentável. O conceito ganhou novos contornos com a visão de que as empresas devem buscar o equilíbrio entre três pilares: econômico, social e ambiental (conceito Tripple Botton Line).

Como fazer a relação entre Sustentabilidade e Marketing na sua empresa

O departamento de Marketing deve potencializar os ganhos sustentáveis da companhia por meio de benchmarking, ou seja, da observação dos sucessos e fracassos de outras empresas que implementaram ações no segmento sustentável.

a) Pesquise, monitore e agregue valor

A grande função do Marketing é criar uma proposta de valor que atenda ao cliente. Analise como a sustentabilidade pode interessar ao consumidor e pesquise elementos que compõem o desenvolvimento sustentável nos negócios da empresa, na concorrência e no mercado de forma geral.

b) Troque experiências

Visite outras empresas para saber como estão trabalhando, associe-se a entidades setoriais, divulgue suas iniciativas e participe de seminários, congressos, workshops e eventos que debatam dificuldades e avanços da sustentabilidade.

c) Segmente seus produtos

O Marketing tem como classificar e reavaliar os produtos segundo parâmetros de sustentabilidade e posicionamento de mercado. Avalie a possibilidade de desconsiderar produtos não sustentáveis em seus portfólio, tais como itens com baixa eficiência energética ou não biodegradáveis, ou mesmo lançar uma linha voltada para outro segmento.

d) Una os três atores

O Marketing deve tentar unir governo, empresa e sociedade, promovendo a comunicação entre os setores. O departamento deve aproveitar ações de repercussão nacional e internacional, elucidando quanto à importância da sustentabilidade para engajar o consumidor.

e) A Marca

Atualmente, a sustentabilidade deve ser encarada pelo Marketing de forma centrada no consumidor e no mercado, que acompanha e “controla” tudo através das novas tecnologias, fique atento ao entendimento desse público sobre sua marca. Faça pesquisa, aperfeiçoe seus canais de relacionamento, seja transparente e monitore se suas práticas e mensagens estão sendo corretamente atendidas.

Lembre-se que existem vários níveis de consumidores. Há aqueles que desejam seus produtos e aqueles que respeitam sua marca, estes podem ser simples prospects ou mesmo ser candidatos em potencial para sua empresa, levando seus valores para fora das paredes da corporação. Confira mais em nosso post sobre Sustentabilidade de Gestão de Pessoas.

f) Cuidado com o Greenwashing

Tenha rigor ao escolher informações que serão divulgadas e atente para o uso de linguagem simplista, dúbia e que leve a entendimentos que supervalorizam ações mesmo que comunicando a verdade. Não use termos que possam ser interpretados de forma errada pelo público, tentando beneficiar-se. Não minta: seja claro e objetivo em suas mensagens.

O papel do Endomarketing

O departamento pode fazer campanhas internas para os que ocupam cargos mais altos na corporação. Promova a troca de experiências, com a presença de lideranças, sobre o tema. Mostre como o desenvolvimento de práticas sustentáveis agrega valor à marca e à companhia, apresentando resultados concretos.

A sustentabilidade deve funcionar como uma identidade, um RG, para o colaborador. Para isso, deve existir uma uniformização do discurso. Se todos entendem da mesma forma, trabalham alinhados e as práticas passam a acontecer de forma integrada e concreta.

Embalagens

Faça com que o consumidor conheça o ciclo de vida do produto e da embalagem. Mostre-os oportunidades de ganhos ambientais desde a produção até a logística e final do ciclo de produção.

a) Busque por opções sustentáveis de embalagens

Ela deve ser mais funcional e durável. Trabalhe com o departamento industrial para otimizar esse recurso. Insira informações do interesse do consumidor sem precisar enchê-lo de material que depois se transformará em lixo. Busque formas de convencer o departamento quanto à importância de embalagens recicláveis e da importância de selos de sustentabilidade para o mercado.

b) Explique a terminologia

Enriqueça a experiência do consumidor explicando dezenas de termos novos que surgem a cada instante na era da sustentabilidade. Traduza e explique termos em inglês como: ecofriendly, carbon-neutral, low-impact, entre outros. Mais informado, o consumidor tem condições de escolher produtos aderentes ao desenvolvimento sustentável.

Controle

Definir indicadores sustentáveis é o primeiro passo. Os produtos vendidos por sua organização são sustentáveis? Podem tornar-se mais sustentáveis? Performance ambiental é outro indicador relevante para se avaliar o desenvolvimento sustentável do departamento. Quanto se reduz de energia, de uso de papel? Quantos créditos de carbono poderiam ser gerados? Indicadores vinculados ao meio ambiente também são estruturais para a sustentabilidade.

Elaborar Relatórios de Sustentabilidade, no modelo GRI ou outro, incluir o tema nas avaliações de desempenho e vincular as práticas à política de remunerações variáveis são outras medidas aconselháveis.

Se quiser saber um passo a passo para incluir sua equipe de Marketing no planejamento de Sustentabilidade, confira nosso Guia de Sustentabilidade – Marketing.

sustentabilidade e marketing

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.