Um guia para chamar de seu!

CEBDS lança publicação voltada para jornalistas, publicitários e profissionais de comunicação e marketing sobre be-a-bá da sustentabilidade

A pandemia da Covid-19 está exigindo das organizações respostas ágeis, novas soluções e abordagens sistêmicas dos negócios. Ao mesmo tempo, está demandando do profissional de comunicação e marketing um olhar mais apurado no combate a informações distorcidas ou enganosas; bom senso para evitar os apelos do marketing ante à real situação de vulnerabilidade da sociedade; e uma forma mais humanizada de comunicar, com propósito e foco. A sociedade cobra ainda mais coerência entre discurso e prática, aponta o novo Guia CEBDS de Comunicação e Sustentabilidade, lançado hoje (08/06/2020) pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e já disponível gratuitamente para download no site da organização.

“Gerenciar a reputação de uma organização é tarefa plural e sistêmica que se traduz nos índices de confiança e de confiabilidade das instituições; exige pensar na multiplicidade de atores envolvidos e no amadurecimento das expectativas”, afirma Kelly Lima, gerente de Comunicação do CEBDS.

O Guia está estruturado em três pilares: a Comunicação da Sustentabilidade, a Comunicação para a Sustentabilidade e a Sustentabilidade da Comunicação. A Comunicação da Sustentabilidade é aquela que dá notoriedade às ações e práticas sustentáveis que a empresa desenvolve. “Quando a sustentabilidade faz parte da cultura da empresa, ela é considerada na tomada de decisões e comunicada além das peças tradicionais de reporte de sustentabilidade”; explica Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Já a Comunicação para Sustentabilidade ajuda a transformar modelos, colaborando para o desenvolvimento sustentável. “Ambas precisam ser sustentáveis sob o risco de não serem críveis”, completa Kelly. E a Sustentabilidade da Comunicação se dá por meio de processos de comunicação e de gestão transparentes, éticos e baseados em informações facilmente comprováveis.

Processo colaborativo e plural

Resultado de um processo colaborativo e plural realizado ao longo de dois anos (2018/2019), a publicação ouviu mais de 150 profissionais, entre consultores, jornalistas, professores e profissionais especialistas em sustentabilidade e comunicação corporativa. Quando perguntados que nota dariam, em uma escala de 0 a 100, para o quanto acreditam nas narrativas sobre sustentabilidade das empresas, os jornalistas que responderam à pesquisa deram a nota média 43.

Transparência de dados e informações – em especial dos impactos negativos e de riscos em suas operações – foi o atributo indicado por eles como o de maior peso para conferir credibilidade às narrativas, seguido por promoção de diálogos com partes interessadas. As empresas têm dificuldade em comunicar suas ações de e para a sustentabilidade de forma prática, sistemática e sem clichês.

A cobertura de sustentabilidade pela mídia brasileira ainda é muito restrita aos veículos especializados, exceto quando catástrofes acontecem. A publicação indica que os Relatórios de Sustentabilidade são pouco acessados e não estão alcançando o objetivo de comunicação com a mídia e sociedade. Os jornalistas não especializados na cobertura de sustentabilidade desconhecem a riqueza dos dados presentes nesses relatórios corporativos. E até mesmo os jornalistas especializados pouco aproveitam esses dados.

Segunda edição

Esta é a segunda edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade – que também traz um capítulo sobre fake news, inclusive com dicas para minimizar seus efeitos – e atualiza a primeira, lançada 2009, quando ainda não estavam definidos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU em 2015, e o Acordo de Paris.

O Guia de Comunicação e Sustentabilidade tem patrocínio da Toyota, BRK Ambiental, CBA, Diversa, Ecolab, Heineken, Michelin, Eletrobras e Governo Federal, e apoio da Aberje, Agência Lupa, Projeto Colabora e WayCarbon.

DOWNLOAD AQUI

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.

MASP - Av. Paulista, 1578, São Paulo (SP)