Vamos cumprir as nossas metas

Por Marina Grossi

Com o maior amadurecimento político em relação ao tema – processo que se acelerou diante da gravidade de suas consequências para as atuais e futuras gerações – aumenta as chances de os países contribuírem para um resultado mais satisfatório da 20 a Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP20), que será realizada em Lima, de 1 a 12 de dezembro próximos. Há uma expectativa concreta de que a COP20 possa ser uma importante etapa do processo de preparação para o acordo global de redução de emissões de gases de efeito estufa a ser formalizado daqui a um ano na COP21, em Paris.

Não é novidade para ninguém de que participamos de uma corrida contra o tempo. O IPCC – Painel Intergovemamental de Mudança do Clima tem alertado sobre a necessidade de limitarmos o aumento da temperatura em 2º C de forma a minimizarmos os impactos e riscos ao sistema humano e aos ecossistemas. E, apesar das advertências, o modelo de desenvolvimento ainda permanece baseado fortemente na produção e consumo de fontes não renováveis.

Contudo, não devemos depositar todas as nossas esperanças nos negociadores internacionais. Iniciativas unilaterais e bilaterais de países na direção de substituir os combustíveis fósseis por fontes limpas e renováveis já estão ocorrendo. Estados Unidos e China, os dois maiores emissores do planeta, estabeleceram um acordo bilateral para reduzir suas emissões. Detalhes do acordo serão divulgados em 2015.

Desde que o tema mudanças climática entrou na agenda global, há pouco mais de 20 anos, o Brasil é reconhecido por possuir a matriz energética mais limpa, quando comparada às grandes economias do mundo. Mas, com a crise hídrica nos últimos anos, temos observado um aumento das fontes fósseis na matriz elétrica brasileira.

No fim deste ano, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) lançou o programa Ação 2020, uma adaptação elaborada a partir de consultas a especialistas do setor acadêmico e da sociedade civil e construção direta com as empresas associadas ao Conselho, tendo como base os resultados do Action 2020, do WBCSD (sigla em inglês do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável).

No Ação 2020 foram formulados os objetivos da sociedade (ou Must Haves, no jargão do projeto) para identificar pontos específicos que precisarão ser trabalhados no país, de forma conjunta pela sociedade civil, pelas empresas e pelos governos, até 2020. Tais objetivos foram identificados para sete áreas prioritárias, incluindo a de Mudança do Clima. Nesse bloco, foram elencados seis itens, para os quais soluções de negócio que sejam impactantes, escaláveis e além do business as usual deverão ser estruturadas. São eles: elevar a 50% a participação de energias renováveis na matriz energética nacional; reduzir significativamente as emissões relacionadas à agricultura e à pecuária; atingir o desmatamento líquido igual a zero em todos os biomas do Brasil e aprimorar os sistemas de controle e de monitoramento; ampliar o volume de investimentos e o número de projetos voltados à economia de baixo carbono; identificar, propor e implementar estratégias de adaptação para aumentar a resiliência das cidades; e diversificar a matriz de transportes de cargas e de passageiros e promover a mobilidade sustentável.

O estabelecimento das soluções de negócio, é claro, vai depender da remoção de algumas barreiras, fomento a parcerias e estabelecimento de marcos regulatórios. A questão chave está em estabelecer mecanismos para dar competitividade à economia de baixo carbono.

cop e ação_brasileconomico_03.12

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.

MASP - Av. Paulista, 1578, São Paulo (SP)