Você sabe como surgiram as borboletas?

De acordo com análise de genes e fósseis, estudos estimam que essas espécies surgiram entre 120 e 100 milhões de anos atrás

As borboletas ganham destacam na paisagem e agradam os biólogos, por funcionarem como indicadores de saúde de um ambiente. Analisados em conjunto, os estudos apontam que as borboletas surgiram em meados do Cretáceo, período geológico que durou de 145 milhões a 66 milhões de anos atrás.

Das atuais 39 subfamílias de borboletas, oito sobreviveram à extinção do final do Cretáceo. As demais espécies de borboletas teriam surgido a seguir, entre 65 milhões e 50 milhões de anos atrás. “Trabalhos como esse são fundamentais para ajudar a compreender como as espécies foram se separando com o tempo”, diz a entomóloga Karina Silva-Brandão, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que estuda a diversificação das borboletas. “As datas que apresentam serão usadas em outros estudos destinados a compreender as causas da especiação.”

 

Saiba mais: http://revistapesquisa.fapesp.br/2019/03/14/a-origem-das-borboletas

 

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.