Você sabe como surgiram as borboletas?

De acordo com análise de genes e fósseis, estudos estimam que essas espécies surgiram entre 120 e 100 milhões de anos atrás

As borboletas ganham destacam na paisagem e agradam os biólogos, por funcionarem como indicadores de saúde de um ambiente. Analisados em conjunto, os estudos apontam que as borboletas surgiram em meados do Cretáceo, período geológico que durou de 145 milhões a 66 milhões de anos atrás.

Das atuais 39 subfamílias de borboletas, oito sobreviveram à extinção do final do Cretáceo. As demais espécies de borboletas teriam surgido a seguir, entre 65 milhões e 50 milhões de anos atrás. “Trabalhos como esse são fundamentais para ajudar a compreender como as espécies foram se separando com o tempo”, diz a entomóloga Karina Silva-Brandão, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que estuda a diversificação das borboletas. “As datas que apresentam serão usadas em outros estudos destinados a compreender as causas da especiação.”

 

Know more: http://revistapesquisa.fapesp.br/2019/03/14/a-origem-das-borboletas

 

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.