Nota Técnica – Workshop 1: Conteúdo Regulatório

Um sistema de comércio de emissões (SCE) é um ato de criação de um mercado compulsório para lidar com um problema de externalidade. Logo, precisa de um arranjo legal e institucional próprio que garanta segurança aos direitos de emissão para permitir confiança nas transações e nos contratos com regras simples, claras e estáveis.

O CEBDS, após inúmeros eventos e consultas aos seus membros e em alinhamento com as proposições do Projeto Partnership for Market Readiness (PMR) Brasil, entende que um mercado de carbono para a indústria nacional é estratégico para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e promover a competitividade do setor.

Os sistemas de comércio de emissões se implantam em fases em que há um período de compromisso no qual vigora uma trajetória de metas para um escopo de fontes reguladas. Geralmente, na definição das regras de um período, indicam-se as tendências de alterações da fase seguinte de forma a dar maior consistência intertemporal.

Ano de publicação:

2020

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.