Prêmio dará visibilidade a projetos sociais para empoderamento feminino que poderão ser adotados por empresas
Rio de Janeiro, 17 de junho – Estão abertas as inscrições para o Prêmio CEBDS de Liderança Feminina, idealizado para reconhecer ações, mulheres e empresas que desenvolvem iniciativas que contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta terceira edição do prêmio, o CEBDS acrescenta uma nova categoria que premiará projetos sociais voltados para empoderamento e capacitação de mulheres para liderança. Todos os projetos sociais inscritos que cumprirem as exigências do edital serão apresentados às empresas associadas e poderão ser “adotados” por um período de 12 meses. O edital completo com a descrição das quatro categorias e a área de inscrições estão disponíveis no site cebds.org.
As demais categorias são as mesmas dos anos anteriores: Empresas Associadas, que premiará três executivas; Iniciativa Novas Líderes, que premiará duas empresas que desenvolvam iniciativas para capacitar e formar novas lideranças femininas; e Categoria Voto Popular, que reconhecerá uma liderança feminina espontaneamente nomeada pelo público, incluindo representantes do setor privado, terceiro setor ou do governo.
De acordo com a presidente do CEBDS, Marina Grossi, o prêmio foi idealizado para impulsionar no Brasil o cumprimento do ODS 5, que tem como meta alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030. “É uma oportunidade para reconhecer mulheres líderes de empresas que contribuem para o alcance dos ODS e pessoas e projetos que dedicam esforços a promover a igualdade de gênero. Esse é dos grandes desafios da nossa sociedade que deve ser assumido por todos”, destaca.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de julho e os vencedores serão conhecidos durante o Seminário CEBDS – Visão 2050: O Futuro é Feito Agora – que acontece em São Paulo no dia 05 de setembro.
Conheça as quatro categorias do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina 2019
- Categoria Empresas Associadas: premiará três executivas, dentro as empresas associadas ao CEBDS , por suas iniciativas para o avanço dos ODS. As vencedoras serão escolhidas pelo júri, composto pelo Conselho Consultivo o CEBDS e convidadas notáveis.
- Iniciativa Novas Líderes: premiará duas empresas que estejam desenvolvendo uma iniciativa ou um projeto cujo objetivo seja capacitar e formar novas lideranças femininas. Uma dessas empresas será escolhida pelo júri CEBDS e outra por voto popular.
- Categoria Voto Popular: reconhecerá uma liderança feminina espontaneamente nomeada pelo público, incluindo representantes do setor privado, terceiro setor ou do governo.
- Categoria Projeto Social: podem se inscrever nessa categoria projetos sociais que visem o empoderamento e a capacitação feminina. Todos os projetos sociais inscritos que cumprirem as exigências do edital serão apresentados às empresas associadas e, dependendo do interesse despertado, poderão ser “adotados” por uma empresa ao longo de 12 meses.
Sobre o CEBDS
Fundado em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros, o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais sobre o tema. O Conselho reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento equivalente a 40% do PIB, e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. O Conselho é o representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), e atua por meio de seis Câmaras Temáticas (fóruns) que reúnem representantes de empresas associadas para construção e desenvolvimento de projetos relacionados a temas da Sustentabilidade: Água, Biodiversidade, Clima, Impacto Social e Finanças.