Sistemas Agroalimentares

Os Sistemas Agroalimentares são complexos e possuem a capacidade de impactar, de forma transversal, diversos desafios que enfrentamos atualmente, tanto positiva quanto negativamente.

Sobre

Segundo o Grupo Científico da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, “o sistema alimentar inclui os recursos relacionados a toda a cadeia de produção como: os insumos, a produção, o transporte, as indústrias de processamento e manufatura, o varejo e o consumo de alimentos, bem como seus impactos no meio ambiente, na saúde e na sociedade”. Trata-se de um tema que demanda a ação de diversos atores de forma organizada e colaborativa, considerando sempre do campo à mesa.

É fundamental que o Brasil – um país continental, berço da maior floresta tropical do planeta e um dos maiores produtores e exportadores de alimentos – assuma o protagonismo mundial na agenda da transformação sustentável dos Sistemas Agroalimentares, contribuindo com a segurança alimentar e também com a conservação dos biomas.

O CEBDS busca sensibilizar, capacitar e engajar os diversos atores por meio de ampla discussão em eventos estratégicos, além de colaborar com a cadeia produtiva para impulsionar a transição para sistemas alimentares saudáveis, prósperos, inclusivos, sustentáveis e resilientes.

Objetivos

  • Auxiliar na construção de sistemas agroalimentares sustentáveis e regenerativos que proporcionem acesso a alimentos saudáveis e seguros a todos, respeitando os limites do planeta.
  • Fomentar a adoção de práticas sustentáveis em escala ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos, além de mobilizar atores em rede para a transformação dos sistemas agroalimentares.
  • Trazer atualização e alinhamento no cenário nacional e global sobre o sistema agroalimentar, suas tendências, riscos e oportunidades;
  • Estabelecer um posicionamento do Setor Empresarial e da CT sobre o tema;
  • Promover projetos e ações em comum entre as empresas participantes;
  • Criar uma referência no país que possa ser replicada como modelo de transformação sustentável do setor na América Latina

Colíderes

Fabiana Reguero

Amaggi

Fabiana Reguero

Desde 2005, trabalho com empresas do agronegócio, sendo responsável pela gestão socioambiental da AMAGGI desde 2015. Nessa posição, gerencio os compromissos e metas de ESG da AMAGGI no Brasil e internacionalmente, relacionados a i) rastreabilidade e combate ao desmatamento, ii) descarbonização, NetZero e agricultura regenerativa, iii) proteção dos direitos humanos, iv) finanças sustentáveis e v) negócios sustentáveis.

Juliana Abreu

Unilever

Juliana Abreu

Engenheira de Alimentos formada pela Escola de Engenharia Mauá, com um MBA em Economia e Gestão em Relações Governamentais pela FGV e certificação em Economia Circular pela Universidade de Exeter. Além disso, é mestranda da ESCAS / IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, com foco de pesquisa em agricultura regenerativa. Com 17 anos de experiência na Unilever, uma multinacional líder com mais de 90 anos de atuação no Brasil, Juliana desempenha o papel de gerente de sustentabilidade Brasil. Sua expertise abrange não apenas a área regulatória, mas também estratégias corporativas voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, com foco em segurança alimentar e regeneração.

Patrocínio

OURO

Últimas publicações

Conteúdo técnico sobre os principais temas relacionados aos Sistemas Agroalimentares.

Últimas notícias

Acompanhe o que há de mais atual na agenda do desenvolvimento sustentável dos Sistemas Agroalimentares.

Próximos eventos

Fique por dentro dos próximos eventos e junte-se a nós para debatermos sobre os temas-chave da sustentabilidade nos Sistemas Agroalimentares.

Conheça as outras Câmaras Temáticas e Grupos de Trabalho

Conheça os fóruns de discussão formados por empresas associadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos focados no desenvolvimento sustentável.

Seja uma empresa associada

Associe-se a uma influente aliança composta por mais de 100 grupos empresariais e que, desde 1997, trabalha em prol de um objetivo: impulsionar a transição para um futuro verdadeiramente sustentável. Ao se tornar uma associada, sua empresa ingressará em uma iniciativa de vanguarda, onde terá a oportunidade de contribuir diretamente na transformação para uma economia mais verde, limpa, inclusiva e atenta aos direitos humanos.

Junte-se a nós agora e faça a diferença que o mundo precisa.