Sistemas Agroalimentares

Os Sistemas Agroalimentares são complexos e possuem a capacidade de impactar, de forma transversal, diversos desafios que enfrentamos atualmente, tanto positiva quanto negativamente.

Sobre

Segundo o Grupo Científico da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, “o sistema alimentar inclui os recursos relacionados a toda a cadeia de produção como: os insumos, a produção, o transporte, as indústrias de processamento e manufatura, o varejo e o consumo de alimentos, bem como seus impactos no meio ambiente, na saúde e na sociedade”. Trata-se de um tema que demanda a ação de diversos atores de forma organizada e colaborativa, considerando sempre do campo à mesa.

É fundamental que o Brasil – um país continental, berço da maior floresta tropical do planeta e um dos maiores produtores e exportadores de alimentos – assuma o protagonismo mundial na agenda da transformação sustentável dos Sistemas Agroalimentares, contribuindo com a segurança alimentar e também com a conservação dos biomas.

O CEBDS busca sensibilizar, capacitar e engajar os diversos atores por meio de ampla discussão em eventos estratégicos, além de colaborar com a cadeia produtiva para impulsionar a transição para sistemas alimentares saudáveis, prósperos, inclusivos, sustentáveis e resilientes.

Objetivos

  • Auxiliar na construção de sistemas agroalimentares sustentáveis e regenerativos que proporcionem acesso a alimentos saudáveis e seguros a todos, respeitando os limites do planeta.
  • Fomentar a adoção de práticas sustentáveis em escala ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos, além de mobilizar atores em rede para a transformação dos sistemas agroalimentares.
  • Trazer atualização e alinhamento no cenário nacional e global sobre o sistema agroalimentar, suas tendências, riscos e oportunidades;
  • Estabelecer um posicionamento do Setor Empresarial e da CT sobre o tema;
  • Promover projetos e ações em comum entre as empresas participantes;
  • Criar uma referência no país que possa ser replicada como modelo de transformação sustentável do setor na América Latina

Colíderes

Alessandra Fajardo

Bayer

Alessandra Fajardo

Formada em engenharia agronômica na ESALQ/USP, Alessandra possui mais de 20 anos de experiência no setor de Agronegócio, Relações Institucionais e Sustentabilidade, já tendo atuado em importantes empresas deste ramo. Na Bayer, foi gerente de Produtos e gerente de Mercado na divisão de Sementes e Biotecnologia na divisão Crop Science. Além disso, liderou a área de Assuntos Corporativos (APSA) de Crop Science para o Brasil e foi presidente do extinto Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB, além de representar a Bayer em diversas associações e comitês. Entre suas atribuições como diretora de Engajamento e Relacionamento com Stakeholders da Bayer estão a interlocução e aproximação com contatos da companhia em todo o Brasil e América Latina focando nos temas da cadeia de Alimentos (food value chain), meio ambiente, mudanças climáticas, mercado de carbono, biodiversidade entre outros.

Ana Carolina Carregaro

Nestlé

Ana Carolina Carregaro

Com 16 anos de experiência no mundo corporativo, é formada em Direito pela Universidade Católica de Santos, possui pós-graduação em Direito Tributário e Mestrado em Direito Internacional da Integração da América Latina, ambos pela Universidade de São Paulo. Realizou diversos cursos na área financeira, tributária e cursos executivos de formação em Estratégia pela Universidade de Cambridge e de Relações Institucionais e Advocacy na Escola de Política da Universidade George Washington. Construiu a carreira em empresas multinacionais de serviços tributários e indústrias de alimentos e bebidas. Tem mais de 9 anos de experiência na estruturação e coordenação do Departamento de Planejamento Tributário de grandes empresas multinacionais, tais como EY, Nestlé e BRF, sendo responsável por projetos de revisão tributária, planejamentos e grandes operações de fusões e aquisições. Atuou diretamente na Área de Relações Institucionais e Governamentais da BRF, já foi responsável pela atuação nas áreas de Estados, Municípios e Internacional. Gerente Executiva desde 2017 assumiu em setembro de 2019 o escritório de Relações Institucionais da BRF em Brasília liderando o time local. É Coordenadora do Comitê de Relações Governamentais da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Coordenadora do GT Legislativo da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal e membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário. Atualmente é Diretora de Relações Institucionais da Nestlé.

Patrocínio

OURO

Últimas publicações

Conteúdo técnico sobre os principais temas relacionados aos Sistemas Agroalimentares.

Últimas notícias

Acompanhe o que há de mais atual na agenda do desenvolvimento sustentável dos Sistemas Agroalimentares.

Próximos eventos

Fique por dentro dos próximos eventos e junte-se a nós para debatermos sobre os temas-chave da sustentabilidade nos Sistemas Agroalimentares.

Conheça as outras Câmaras Temáticas e Grupos de Trabalho

Conheça os fóruns de discussão formados por empresas associadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos focados no desenvolvimento sustentável.

Seja uma empresa associada

Associe-se a uma influente aliança composta por mais de 100 grupos empresariais e que, desde 1997, trabalha em prol de um objetivo: impulsionar a transição para um futuro verdadeiramente sustentável. Ao se tornar uma associada, sua empresa ingressará em uma iniciativa de vanguarda, onde terá a oportunidade de contribuir diretamente na transformação para uma economia mais verde, limpa, inclusiva e atenta aos direitos humanos.

Junte-se a nós agora e faça a diferença que o mundo precisa.