Bioeconomia, um caminho para a retomada verde

A bioeconomia circular não só pode ser um negócio rentável, como também significa um passo importante para a retomada verde das empresas no mundo pós-pandemia. Um novo relatório do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), intitulado “A oportunidade de negócios contribuindo para um mundo sustentável”, desenvolvido em parceria com o Boston Consulting Group e mais de 20 empresas membro, mostra como os produtos de base biológica podem complementar ou até mesmo substituir os convencionais no valor de US $ 7,7 trilhões até 2030, principalmente nos setores de alimentos e rações (excluindo alimentos e rações para uso final) e energia. Em uma bioeconomia circular, os recursos biológicos são renováveis, administrados de forma sustentável, recuperados e reutilizados tanto quanto possível.

Os sistemas econômicos atuais são baseados em cadeias de valor lineares que dependem da extração contínua e crescente de matérias-primas. Apenas 8,6% do total do material extraído são reciclados na economia. Torna-se urgente repensar o modelo econômico vigente para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas, perda de biodiversidade e de ecossistemas e escassez de recursos.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.