Instituições do 3º setor realizam eventos para integrar ODS ao setor empresarial

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU como prioridades para 2030, mostram-se imprescindíveis nas estratégias empresariais como meio de gerar oportunidades de negócio sustentáveis. Sabendo disso, a Rede Brasileira do Pacto Global, em parceria com a Global Reporting Initiative (GRI) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), organizaram uma série de eventos gratuitos para orientar, por meio dos cinco passos do Guia SDG Compass, empresas e organizações de diversos portes sobre como implementar os ODS de maneira estratégica, minimizando seus impactos negativos na agenda.

O evento mais recente da série, primeiro de 2019, aconteceu dia 20 de agosto, na Sede da Firjan, no Rio de Janeiro, e reuniu mais de 90 participantes. Tatiana Araújo, especialista em ODS e Assessora Sênior de Projetos e Processos do CEBDS, foi uma das palestrantes do workshop “SDG COMPASS: 5 passos para integrar os ODS na estratégia empresarial”. Tatiana explica o quão favorável e urgente é para as empresas a implementação dos ODS em sua estratégia de negócio.

“Cada vez mais os investidores e sociedades buscam conhecer os impactos das empresas, tanto os negativos quanto os positivos. Alinhar a estratégia de negócios aos ODS é uma grande oportunidade de nortear as ações das empresas, escalonar ações que já são desenvolvidas internamente e possibilitar o debate em uma escala global.”, aponta Tatiana.

Os próximos eventos deverão acontecer em  São Paulo (17/09) e Florianópolis (24/09).

Guia SDG Compass

O Guia dos ODS para as Empresas (SDG Compass, em inglês) foi pensado e organizado para orientar o setor privado nesse novo cenário. Desenvolvido originalmente pelo Global Reporting Initiative (GRI), UN Global Compact e World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), o documento promove o entendimento sobre o processo de construção e definição dos ODS, recomenda o alinhamento das metas internas já estabelecidas pelas empresas aos ODS e trata do mapeamento do impacto dos ODS ao longo da cadeia de valor como parte de um passo a passo a ser seguido para que os ODS sejam internalizados na estratégia dos negócios.

O Guia dos ODS para as Empresas explica como os ODS afetam os negócios oferecendo as ferramentas e o conhecimento para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia. Os ODS representam para as empresas um grande desafio e uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios. Contudo, para transformar os desafios em oportunidades será preciso compreender de forma bem estruturada as implicações das novas metas para o setor produtivo.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.

MASP - Av. Paulista, 1578, São Paulo (SP)