Entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, Paris sediará o evento mais importante da agenda climática global deste ano, a COP 21, que tem como principal objetivo discutir o acordo global de mudança do clima que deverá entrar em vigor em 2020. É premente o amplo envolvimento das iniciativas pública e privada no mundo todo para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono, ampliar a sua utilização, e permitir a implementação de soluções de negócios. O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) está à frente e participando de diversas iniciativas que antecedem a COP 21, pois acreditamos que essa é a melhor maneira de garantir um crescimento econômico mais sustentável e próspero para o planeta.
– Tecnologias de baixo carbono (LCTPi e Coalizão)
Em uma parceria com a Agência Internacional de Energia (IEA), a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) e o governo francês, o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) está concentrando esforços para o engajamento do setor empresarial no projeto LCTPi – Low-Carbon Technologies Partnership Initiative. A iniciativa prevê uma série de diálogos entre governos e empresas, incluindo algumas rodadas de negociação. No Brasil, o CEBDS promoverá a rodada de negociação no dia 7 de outubro, em São Paulo.
O objetivo do LCTPi é de catalisar ações para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono associadas a Renováveis, Captura e Armazenamento de Carbono (CCS), Biocombustíveis, Mobilidade, Florestas, Agricultura, Cimentos e Eficiência Energética em Edificações. Visando o engajamento de nossas empresas, para cada uma dessas oito áreas teremos a liderança de uma ou duas associadas do CEBDS. Como exemplo da Fibria, que manifestou interesse em liderar a área de Florestas a partir da iniciativa Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, criada no final de 2014. A Coalizão pretende estabelecer um diálogo entre os diferentes atores do Governo Federal e contribuir com soluções para a agenda brasileira de clima, florestas e agricultura, em função do acordo que será negociado na COP 21. O CEBDS compõe a Secretaria Executiva da Coalizão juntamente com empresas e organizações da sociedade civil, que acreditam na implementação de soluções de negócios com vista a limitar o aumento da temperatura média global do planeta em 2°C.
No início deste ano, o CEBDS foi nomeado coordenador no Brasil da iniciativa We Mean Business. O WMB é uma coalizão de organizações internacionais criada para amplificar a voz do negócio, catalisar a ação do clima e promover a discussão de políticas públicas que incentivam tecnologias de baixo carbono. O principal objetivo desta iniciativa é chamar empresas e governos à ação para um acordo climático global, que será discutido na COP 21 da ONU, em Paris. Atualmente, os parceiros do WMB no Brasil são: Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carbon Disclosure Program (CDP), Ethos, GVCes, Global Compact, Planeta Sustentável e Braskem.