The Guardian divulga os fotógrafos ambientais vencedores de 2019 

SL Shanth Kumar é o fotógrafo ambiental Ciwem do ano de 2019 por sua imagem de casas atingidas por inundações em Mumbai

A Competição Fotógrafo Ambiental do Ano do Chartered Institution of Water and Environmental Management – CIWEM apresenta os melhores trabalhos em fotografia ambiental. As fotos destacam os desastrosos impactos que estão sendo causados em nosso planeta, como as mudanças climáticas e a poluição que destrói ecossistemas. A competição mostra a capacidade da humanidade em sobreviver e inovar, indicando que podemos superar desafios para viver de maneira sustentável. A iniciativa de fotografia da CIWEM apoia as chamadas urgentes à ação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e reconhece a complexa natureza interconectada do e as questões sociais e ambientais. 

Confira os vencedores: 

A maré alta entra em casa por SL Shanth Kumar, Mumbai

Fotografia: SL Shanth Kumar / 2019 Ciwem, fotógrafo ambiental do ano

Fotógrafo ambiental do ano: Uma enorme onda ataca uma favela, expulsando um pescador de sua casa em Bandra, Mumbai, Índia. Ele é puxado pelas fortes correntes, mas foi resgatado por outros pescadores antes que o mar o engolisse. Mumbai está em risco de inundações costeiras, uma conseqüência das mudanças climáticas. As temperaturas da terra e do mar da cidade aumentaram, causando um impacto correspondente no nível do mar.

 

Tuvalu Sob a maré ascendente por Sean Gallagher, Tuvalu

Fotografia: Sean Gallagher / 2019 fotógrafo ambiental do ano de Ciwem

Prêmio pela mudança de ambiente: as árvores caídas ficam na praia enquanto as ondas da lagoa de Funafuti, em Tuvalu, circulam à sua volta. A erosão da terra sempre foi um problema para o país do Pacífico Sul, mas os problemas estão se intensificando à medida que o nível do mar aumenta. Os mares em ascensão estão prestes a submergir completamente as pequenas ilhas do arquipélago.

 

Ano Novo Poluído por Eliud Gil Samaniego, Mexicali, Baja California, México

Fotografia: Eliud Gil Samaniego / 2019 fotógrafo ambiental do ano de Ciwem

Prêmio Cidades Sustentáveis: em 1 de janeiro de 2018, Mexicali foi uma das cidades mais contaminadas do mundo por causa das mudanças climáticas, sua localização geográfica, indústria e carros.

 

Escassez de água por Dharshie Wissah, Kakamega, Quênia

Fotografia: Dharshie Wissah / 2019 fotógrafo ambiental do ano de Ciwem

Prêmio Água, Igualdade e Sustentabilidade: Um garoto bebe água suja devido à falta de pontos de água na área causada pelo desmatamento. A falta de água limpa aumenta muito o risco de doenças diarréicas, como cólera, febre tifóide e disenteria e outras doenças tropicais transmitidas pela água.

 

Restos da floresta por J Henry Fair, Niederzier, Alemanha

Fotografia: J Henry Fair / 2019 fotógrafo ambiental do ano de Ciwem

Prêmio de ação climática e energia: a Floresta Hambach tinha quase 12.000 anos quando foi comprada por uma empresa de energia para cavar o carvão marrom enterrado por baixo. A floresta antiga já foi do tamanho de Manhattan. Agora, apenas 10% dela permanece.

 

Medidas desesperadas por Neville Ngomane, Limpopo, África do Sul

Fotografia: Neville Ngomane / 2019 fotógrafo ambiental do ano de Ciwem

Jovem fotógrafo ambiental do ano: Este rinoceronte está sendo descornado, na tentativa de protegê-lo de ser furtado. Com o atual nível severo de caça furtiva, os especialistas recomendam que os rinocerontes sejam descornados a cada 12 a 24 meses para deter efetivamente os caçadores.

 

Você pode conferir a galeria de fotógrafos ambientais do ano CIWEM aqui.

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.