The Guardian divulga os fotógrafos ambientais vencedores de 2019 

SL Shanth Kumar é o fotógrafo ambiental Ciwem do ano de 2019 por sua imagem de casas atingidas por inundações em Mumbai

A Competição Fotógrafo Ambiental do Ano do Chartered Institution of Water and Environmental Management – CIWEM apresenta os melhores trabalhos em fotografia ambiental. As fotos destacam os desastrosos impactos que estão sendo causados em nosso planeta, como as mudanças climáticas e a poluição que destrói ecossistemas. A competição mostra a capacidade da humanidade em sobreviver e inovar, indicando que podemos superar desafios para viver de maneira sustentável. A iniciativa de fotografia da CIWEM apoia as chamadas urgentes à ação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e reconhece a complexa natureza interconectada do e as questões sociais e ambientais. 

Confira os vencedores: 

A maré alta entra em casa por SL Shanth Kumar, Mumbai

Fotografia: SL Shanth Kumar / 2019 Ciwem, fotógrafo ambiental do ano

Fotógrafo ambiental do ano: Uma enorme onda ataca uma favela, expulsando um pescador de sua casa em Bandra, Mumbai, Índia. Ele é puxado pelas fortes correntes, mas foi resgatado por outros pescadores antes que o mar o engolisse. Mumbai está em risco de inundações costeiras, uma conseqüência das mudanças climáticas. As temperaturas da terra e do mar da cidade aumentaram, causando um impacto correspondente no nível do mar.

 

Tuvalu Sob a maré ascendente por Sean Gallagher, Tuvalu

Fotografia: Sean Gallagher / 2019 fotógrafo ambiental do ano de Ciwem

Prêmio pela mudança de ambiente: as árvores caídas ficam na praia enquanto as ondas da lagoa de Funafuti, em Tuvalu, circulam à sua volta. A erosão da terra sempre foi um problema para o país do Pacífico Sul, mas os problemas estão se intensificando à medida que o nível do mar aumenta. Os mares em ascensão estão prestes a submergir completamente as pequenas ilhas do arquipélago.

 

Ano Novo Poluído por Eliud Gil Samaniego, Mexicali, Baja California, México

Fotografia: Eliud Gil Samaniego / 2019 fotógrafo ambiental do ano de Ciwem

Prêmio Cidades Sustentáveis: em 1 de janeiro de 2018, Mexicali foi uma das cidades mais contaminadas do mundo por causa das mudanças climáticas, sua localização geográfica, indústria e carros.

 

Escassez de água por Dharshie Wissah, Kakamega, Quênia

Fotografia: Dharshie Wissah / 2019 fotógrafo ambiental do ano de Ciwem

Prêmio Água, Igualdade e Sustentabilidade: Um garoto bebe água suja devido à falta de pontos de água na área causada pelo desmatamento. A falta de água limpa aumenta muito o risco de doenças diarréicas, como cólera, febre tifóide e disenteria e outras doenças tropicais transmitidas pela água.

 

Restos da floresta por J Henry Fair, Niederzier, Alemanha

Fotografia: J Henry Fair / 2019 fotógrafo ambiental do ano de Ciwem

Prêmio de ação climática e energia: a Floresta Hambach tinha quase 12.000 anos quando foi comprada por uma empresa de energia para cavar o carvão marrom enterrado por baixo. A floresta antiga já foi do tamanho de Manhattan. Agora, apenas 10% dela permanece.

 

Medidas desesperadas por Neville Ngomane, Limpopo, África do Sul

Fotografia: Neville Ngomane / 2019 fotógrafo ambiental do ano de Ciwem

Jovem fotógrafo ambiental do ano: Este rinoceronte está sendo descornado, na tentativa de protegê-lo de ser furtado. Com o atual nível severo de caça furtiva, os especialistas recomendam que os rinocerontes sejam descornados a cada 12 a 24 meses para deter efetivamente os caçadores.

 

Você pode conferir a galeria de fotógrafos ambientais do ano CIWEM aqui.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.