RETROSPECTIVA 2014: um ano de ação

 

Ao longo de 2014, o CEBDS trabalhou grandes temas e por meio da Plataforma Ação 2020, o primeiro plano de ação do Visão Brasil 2050, buscou identificar os objetivos da sociedade para o fim da década engajando empresas em uma agenda clara, capaz de atender às necessidades e urgências do país para os próximos anos através de dezenas de workshops com grupos de especialistas, formados por membros da academia bem como de instituições governamentais, além de outros atores sociais e empresas associadas ao CEBDS.  Mais que uma plataforma de soluções que relaciona as ações das empresas a um propósito maior a plataforma do Ação 2020 também facilita a identificação de parcerias para negócios em comum de um mesmo setor, área de atuação, cadeia de valor e mesmo para novos negócios.

“Queremos mostrar que as grandes empresas brasileiras com visão de futuro estão comprometidas em pesquisar, informar, se capacitar, fazer parcerias e defender ações sustentáveis em escala, que entendemos serem capazes de promover a transformação, aliando negócios e sociedade para um futuro melhor” explica Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Outra grande iniciativa do ano foi o lançamento da Agenda CEBDS – Por um País Sustentável, documento construído por iniciativa de CEOs de cerca de 30 grupos empresariais associados ao CEBDS, com o objetivo de apresentar aos principais candidatos das próximas eleições propostas de políticas públicas capazes de conduzir o nosso país a um novo patamar de desenvolvimento. As 22 propostas foram pensadas para vencermos nossos maiores desafios, em áreas vitais como mobilidade, saneamento, educação, saúde; criar mecanismos legais para promover iniciativas sustentáveis; e estimular o uso racional de água e energia, privilegiando sempre a redução das emissões de carbono.

“Entendemos  que para viabilizar essas propostas, a atuação do governo é imprescindível, pois cabe a ele o encaminhamento de políticas públicas para conferir escala às atividades sustentáveis e tornar o nosso país num protagonista internacional da economia verde”, pontua a presidente do CEBDS.

lançamento_agenda_cebds-6
Lançamento Agenda CEBDS

Apesar de conturbado cenário econômico, chegamos ao final de 2014 com saldo positivo. Particularmente para o CEBDS e suas empresas associadas foi um ano muito produtivo. Tivemos maturidade e disciplina para implementar, em diferentes frentes de trabalho, plataformas que poderão nos conduzir a mudanças fundamentais para a construção de um país mais justo e sustentável. Produzimos documentos e fóruns de debate tendo como foco ampliar e aprofundar a capacitação de nossas empresas associadas e suas cadeias de valor para o novo modelo de negócios. Foram passos relevantes para fazermos a passagem do saber o que fazer para o como fazer.

Duas novas Câmaras no CEBDS

CEBDS lançou mais duas temáticas de discussão: a Rede ACV e a CT Social. A Rede de Avaliação do Ciclo de Vida foi fundada com o objetivo de avançar na disseminação teórico e prática da ferramenta de avaliação de ciclo de vida no setor empresarial. A Câmara Temática de Impacto Social terá como principal desafio em 2015 definir as melhores ferramentas, metodologias e ações para mensuração do impacto social dos negócios, seu financiamento e a legislação no que tange às relações com as comunidades impactadas pela empresa.

Capacitações

Durante o ano de 2014 o CEBDS promoveu 23 capacitações, atingindo em média 300 pessoas. Dentre elas: sete workshops do PESE (Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos) com o objetivo de melhorar a gestão de impactos e o conhecimento sobre a dependência das empresas dos serviços ecossistêmicos; seis capacitações de Gestão de Carbono na Cadeia de Valor para capacitar fornecedores de empresas para gestão, mensuração e elaboração de inventário de emissões e gases de efeito estufa (GEE) por meio da ferramenta GHG Protocol; Capacitação de Relatórios de Sustentabilidade para fornecedores de empresas associadas; Workshop para Jornalistas  com enfoque sobre água e energia no período que antecederam as eleições presidenciais, Capacitação sobre Serviços Ecossistêmicos Capacitação em Serviços Ecossistêmicos para Bancos; o Curso em parceria com a Universidade de Cambridge; Workshop com mais de 30 empresas para  Avaliação do Ciclo de Vida; Workshop sobre Capital Natural e como integrá-lo na realidade das empresas; Aplicação dos Guias de Sustentabilidade inspirados em cases de sucesso em empresas líderes no país, os guias buscam fomentar e orientar profissionais de diferentes departamentos a aplicarem a sustentabilidade no dia a dia das organizações Capacitação para padrões SASB, como são elaborados os padrões e análise de materialidade feita para o setor extrativista e financeiro.

Eventos em 2014

O CEBDS realizou durante o ano 10 eventos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus atingindo cerca de 900 pessoas. Realizamos eventos para lançar as publicações sobre Pagamento por Serviços Ambientais, para a tradução do  GEO5 para o Setor de Negóciosos Guias de Sustentabilidade para Empresas, a Agenda CEBDS e o Manual de Compras. Além das publicações organizamos o Seminário do Valor Econômico, que antecedeu as discussões sobre como devemos agir até 2020, com a presença de Paul Gilding e uma discussão qualificada sobre o papel das empresas marcou o lançamento da Plataforma do Ação 2020; o evento “Powering Progress Together” organizado pela Shell  em parceria com o CEBDS; o Fórum Água: que dicustuiu, no Dia Mundial da Água, como melhor gerir esse bem, no dia ainda foi lançada a publicação sobre Saneamento; e o Seminário Valor Compartilhado que aconteceu em Manaus tratou de como as parcerias são vitais para dar escalas às iniciativas.

Participação em Discussões Globais

O CEBDS esteve presente em cinco eventos internacionais, como nos outros anos, os representates do Conselho participaram dos dois eventos anuais da Rede do World Bussiness Council for Sustainable Development (WBCSD), em Montreux (Suíça), que aconteceu em maio e em Atlanta (EUA) em novembro. Fernanda Gimenes, (Coordenadora da Assessoria Técnica e de Relacionamento com o WBCSD) foi convidada a palestrar no CSI Fórum em Catagenha das Índias (Colombia), em setembro, que buscou promover a interação entre especialistas mundiais na área da biodiversidade e pautar a gestão eficaz e sustentável dos ecossistemas. Participamos ainda das duas Conferência das Partes da ONU, a COP12 de Biodiversidade em Pyeongchang (Coréia do Sul) onde lançamos a publicação sobre a contribuição das empresas com as Metas de Aichi e a COP20 do Clima, em Lima (Peru) com o lançamento da publicação Destravando o financiamento à eficiência energética no Brasil além de acompanhar as negociações globais sobre biodiversidade e clima e postar todas as notícias no Blog do CEBDS .

 

copcoreia
Cop 10 na Coréia do Sul

 

foto 1
Cop20 em Lima

 

Publicações

O CEBDS elaborou uma série de estudos, pesquisas, e posicionamentos a partir das dos projetos desenvolvidos nas Câmaras Temáticas. Estes conteúdos foram registrados em publicações e durante o ano de 2014 onze delas foram lançadas. Conheça!

compartilhe:

Assine nossa newsletter

Informe seu e-mail e receba os nossos conteúdos. Respeitamos a privacidade das suas informações não compartilhando-as com ninguém.

Notícias relacionadas

Confira as notícias mais atuais e relevantes para ficar por dentro do que está em debate na agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Publicações relacionadas

Quer se aprofundar ainda mais neste assunto? Confira aqui outras publicações relacionadas a esta mesma temática.

Eventos relacionados

Confira nossos próximos eventos relacionados a este tema e junte-se a nós para debater e compartilhar melhores práticas.