A visibilidade do Conselho de Líderes do CEBDS para as empresas

Composto por lideranças de grupos empresariais associados ao CEBDS foi criado em março de 2015, para compartilhar a visão de CEOs e altos executivos de grandes corporações com o poder público e sociedade

O Conselho de Líderes é a principal instância de articulação da empresas associadas ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) junto ao governo e sociedade civil. Reúne altas lideranças de grandes empresas com atividades no Brasil, também conta com observadores da sociedade civil.

O Conselho entende que o setor produtivo tem a missão de melhorar internamente suas soluções de negócios, o que envolve a proposição de políticas públicas que impulsionem um crescimento sustentável. O Conselho sabe que, na sociedade complexa em que vivemos, é importante cada um reconhecer seus limites e aprender a compartilhar conhecimento para o Brasil avançar. Por isso, esse grupo de trabalho se coloca com uma instância de diálogo e como um interlocutor permanente para o poder público de diferentes esferas — independentemente de orientação partidária —, que queiram discutir políticas públicas e saídas concretas para equilibrar sustentabilidade e competitividade, gerando valor a todos.

Os temas discutido no Conselho estão diretamente ligados ao enfrentamento das mudanças climáticas e à chamada economia de baixo carbono. Em síntese, ações sustentáveis na cadeia de negócios, inclusivas, geradoras de tecnologia e de lucros, que ajudarão a proteger o planeta, conservando seus recursos naturais, base para o desenvolvimento consistente, responsável e de longo prazo.

O Conselho já começou a desenvolver e oferecer soluções de negócios, que, viabilizadas por políticas públicas, podem adquirir escala para resultar em diminuição de custos, aumento de competitividade e, consequentemente, de emprego e renda.

Os primeiros estudos desenvolvidos abrangeram a área de energia: financiamento de fontes renováveis e consumo eficiente. Outros virão, pois o Conselho parte do princípio de que a geração desse conhecimento é ponto de partida para o planejamento de longo prazo. A configuração atual do Conselho é bastante maleável e mais lideranças empresariais que queiram mergulhar nessa missão são bem-vindas.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.