CEBDS apresenta na Suíça projeto de atualização da Visão 2050

Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), se reuniu nesta terça (2) com lideranças de conselhos empresariais de mais 24 países para apresentar novas perspectivas e estratégias prioritárias do setor privado brasileiro para o desenvolvimento econômico até 2050, com base na sustentabilidade ambiental e social. A apresentação aconteceu em Montreux (Suiça), durante o Liaison Delegate Meeting, promovido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

A Visão 2050 da sustentabilidade empresarial brasileira foi construída entre 2011 e 2012, com a participação de mais de 70 líderes empresariais no Brasil. “Foi o primeiro planejamento multissetorial no Brasil, que mostrou à sociedade uma visão de longo prazo das empresas, e ainda é usado como referência não apenas para o planejamento de empresas associadas, mas também pelo setor público, que aderiu ao CEBDS nesta iniciativa”, ressaltou Marina.

Na reunião desta terça-feira na Suíça, Marina pontuou a decisão do CEBDS de reorganizar o documento com nova ótica, considerando, por exemplo, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, criados pela ONU em 2015, portanto três anos após a publicação da primeira versão, ou mesmo o Acordo de Paris, também assinado depois. “Uma abordagem sistêmica já foi realizada para lidar com nossos principais desafios. O desenvolvimento sustentável e o crescimento do país ainda eram vistos na época como coisas separadas ou até opostas, e acredito que a Visão 2050 tenha o mérito de reuni-los e ampliar ainda mais essa visão sistêmica, fazendo com que os temas abordados sejam ainda mais transversais”, disse.

A primeira edição contou com nove temas (Valores e Comportamento
Desenvolvimento Humano, Economia, Biodiversidade e Florestas, Agricultura e Pecuária
Energia e Eletricidade, Construções sustentáveis, mobilidade, e materiais e resíduos. “Vivemos em um mundo diferente hoje e precisamos refazer o exercício de olhar para frente. O que aconteceu com nossos projetos elaborados em 2010?  Eles ainda são relevantes? Temos agora inteligência artificial, blockchain e bioeconomia. Mas também temos a desigualdade social ampliada, a crise política e mesmo a corrupção explícita”, ponderou, destacando que a nova edição da Visão Brasil 2050 para o Desenvolvimento Sustentável será construída ao longo de 2019 e 2020 com foco em temas que são hoje abordados pelo CEBDS.

As discussões sobre o novo documento Visão 2050 já começaram a acontecer no CEBDS, no âmbito do seu Conselho Consultivo, e serão levadas no próximo dia 24 de abril ao Conselho de Líderes, a instância máxima da organização, que reúne CEOs de todas as empresas associadas.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.