CEBDS e WBCSD engajam empresas do agronegócio em divulgação externa e gestão de riscos

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), integrante da Rede Global de organizações parceiras do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), iniciou recentemente uma série de discussões e workshops para aumentar o entendimento das empresas sobre os desafios, oportunidades e soluções de transparência e gestão de riscos.

O mais recente desses compromissos ocorreu à margem da Cúpula de Negócios Sustentáveis da Bloomberg, realizada de 24 a 26 de abril, em São Paulo.

CEBDS, Bloomberg e WBCSD convocaram um diálogo para os agronegócios brasileiros explorando os impactos relacionados ao clima, bem como os desafios e oportunidades associados à implementação das recomendações do Grupo de Trabalho sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD).

Os principais temas que surgiram ao longo das discussões centraram-se em finanças e resiliência, ou seja, como comunicar e financiar soluções inovadoras, e como as empresas – particularmente as agroindustriais – podem e devem se preparar, adaptar e responder às mudanças climáticas.

Em um treinamento prático de gestão de riscos no dia seguinte, os membros do WBCSD – Bayer, Natura, Santander, BNP Paribas, Schneider Electric e Votorantim Cimentos em particular – compartilharam como a gestão de riscos e oportunidades ambientais, sociais e de governança (ESG) pode ser integrada à estratégia de negócios, gestão de desempenho e divulgações.

Uma das principais formas de as empresas começarem nessa frente é com o Guia para a Aplicação do Gerenciamento de Riscos Empresariais (ERM) aos Riscos relacionados ao ESG. O Guia foi desenvolvido pelo Comitê de Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway (COSO) e pelo WBCSD para ajudar as organizações em todo o mundo a responder à crescente prevalência e gravidade dos riscos relacionados à ESG, desde eventos climáticos extremos até recalls de segurança de produtos.

A aplicação da Orientação destaca a importância de considerar os desafios ESG em nível empresarial usando a estrutura atualizada do COSO. Além disso, oferece uma oportunidade para que as empresas ampliem sua compreensão do perfil de risco e do modelo de criação de valor – ao mesmo tempo em que lhes permite considerar como essas questões impactam os acionistas e a sociedade. Este é um dos principais frameworks que as empresas podem utilizar para começar a integrar a sustentabilidade de forma sistemática.

A Bloomberg Summit reuniu executivos, investidores e líderes de pensamento inovadores para conversas críticas sobre questões locais e globais em negócios e finanças sustentáveis, incluindo: crescimento a longo prazo, desigualdade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mudanças climáticas, economia circular, transparência e colaboração público-privada.

Membros do WBCSD, incluindo Syngenta, Santander e Natura, estiveram presentes e ativos, apresentando suas perspectivas, insights e principais aprendizados sobre a importância dos temas para suas operações de negócios.

A Cúpula enfatizou que as empresas líderes estão integrando riscos, oportunidades, impactos e dependências ESG na tomada de decisões e dizendo às principais partes interessadas o que estão fazendo de forma estratégica.

Como disse José Antonio Filippo, Diretor Financeiro da Natura: “A sustentabilidade é um custo? Absolutamente não – ela está integrada em nossos processos… investidores e clientes estão muito interessados”.

O CEBDS e o WBCSD continuarão a envolver as empresas no Brasil para medir e gerenciar riscos, ganhar vantagem competitiva e aproveitar novas oportunidades ao entender as informações ESG.

Source: https://wbcsd.org/Overview/Global-Network/News/BCSD-Brazil-and-WBCSD-engage-agribusiness-companies-on-external-disclosure-and-risk-management

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.