CEBDS entrega estudo sobre NDC ao ministro Sarney Filho

A presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, entregou o estudo Oportunidades e Desafios das Metas NDC Brasileira para o Setor Empresarial, ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília, nesta terça-feira (11). O documento oficializa a contribuição do CEBDS Leadership Council para a elaboração da Plano Nacional para a Implementação e o Financiamento da NDC do Brasil, liderado pelo Ministério do Meio Ambiente.

A integração entre o governo e o setor privado, segundo Sarney Filho, será fundamental para o cumprimento das metas brasileiras no contexto do Acordo de Paris. “Fico muito satisfeito com a disposição de trilharmos juntos esse caminho”, declarou o ministro. Sarney Filho destacou a importância do empresariado na agenda climática. “Essa parceria é muito importante e tem muita força”, acrescentou.

De acordo com Marina Grossi, o estudo apresenta um conjunto de medidas a serem tomadas em diferentes setores produtivos a fim de viabilizar economicamente o cumprimento das metas do Paris Agreement e tornar o empreendimento financeiramente lucrativo para as empresas brasileiras.

“A atual estrutura produtiva do país, em conjunto com atributos naturais, dão ao Brasil vantagens comparativas e posição privilegiada em um contexto de esforços globais pela mitigação. A constituição de uma economia de baixo carbono impulsionada pelo Acordo de Paris, embora tenha múltiplos desafios, é uma oportunidade inédita de requalificação do desenvolvimento do país em bases realmente sustentáveis”, afirmou a presidente do CEBDS.

O ministro Sarney Filho agradeceu a entrega do documento e se mostrou aberto a prosseguir o diálogo com o setor empresarial sobre a implementação da NDC brasileira, sugerindo inclusive que as instituições firmem uma parceria para a realização de eventos conjuntos para debater este e outros temas.

Além do ministro e de Marina Grossi, estiveram presentes o presidente do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Alfredo Sirkis; o secretário de Mudanças do Clima e Florestas do MMA, Everton Lucero; o diretor do departamento de Políticas em Mudança do Clima do MMA, José Miguez; Renault de Freitas Castro, CEO da Abralatas; Janaina Donas, diretora de Relações Governamentais da Alcoa; Rodrigo Moccia, representante de Relações Corporativas da Ambev; Jorge Soto, diretor em Desenvolvimento Sustentável da Braskem; Rodolfo Sirol, diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia; e a assessora técnica do CEBDS, Laura Albuquerque.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.