CEBDS integra Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável

Estamos orgulhosos em anunciar que nos tornamos membros ativos da recém-criada Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável, que entrará em funcionamento a partir de março deste ano. Nossa diretora de Natureza e Sociedade, Juliana Lopes, foi designada como representante desta importante iniciativa do Governo Federal, que teve sua primeira reunião oficial realizada em Brasília, no dia 6 de março.

A Câmara de Agrocarbono Sustentável, instituída pelo Ministério da Agricultura, integra o Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA) e é composta por membros de 74 entidades de diferentes setores rurais, bancos financiadores, instituições científicas, organizações não governamentais, representações sociais e órgãos do governo.

Presidida por Eduardo Bastos, representante da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), a câmara conta com quatro grupos de trabalho: taxonomia, mercados de carbono, rastreabilidade e certificação e investidores.

A câmara funcionará como órgão consultivo do Conselho Nacional de Política Agrícola que, por sua vez, assessora o Ministério da Agricultura e Pecuária na elaboração de políticas públicas e na construção, acompanhamento e fiscalização do Plano de Diretrizes Agrícolas do país. Ela permitirá a construção de políticas públicas integradas e colaboração que enderecem questões críticas como segurança alimentar, combate à fome, conservação ambiental, resiliência climática e manutenção da posição do Brasil de grande exportador global, alinhando o setor agropecuário brasileiro com as demandas socioambientais e as expectativas do mercado internacional.

Nosso objetivo comum é desenvolver políticas que promovam segurança alimentar, climática e ambiental, enquanto mantemos um setor agropecuário produtivo e sustentável em escala global.

Da esquerda para a direita: Luiz Henrique (Secretário da Câmara), Leandro Lima (Coordenador geral das Câmaras Setoriais), Juliana Lopes (Diretora de Natureza e Sociedade do CEBDS), Eduardo Bastos (Presidente da Câmara Temática) e Carla Gheler (Coordenadora da Câmara Temática de Sistemas Agroalimentares do CEBDS).

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.