Como sua empresa pode ajudar na redução dos impactos sociais?

Inserir discussões sobre “impactos sociais dos negócios” em ambiente corporativo pode ser um grande desafio. Há um senso comum que coloca necessidades estratégicas voltadas ao crescimento e às avaliações sobre o custo “social” dessas necessidades em posições antagônicas.

Porém, não há como negar: o desenvolvimento sustentável da empresa está diretamente relacionado aos impactos de suas operações na comunidade ao seu redor.

Ora, se a atual gestão de recursos não se preocupa com os próximos dez anos, pode ser que não exista mais insumos em quantidade suficiente para sustentar o crescimento da companhia. E isso apenas do ponto de vista ambiental.

Da mesma maneira, a empresa passa a ser mal vista não só pela sociedade ao seu entorno, mas por todo o público, incluindo clientes, parceiros e demais stakeholders. A produção em escala global, a compra de matérias-primas internacionais e a venda quase sem barreiras faz com que ações aparentemente “limitadas geograficamente” repercutam além-mar.

O resultado? O último dominó a cair são as finanças do negócio e anos e anos de esforço.

Portanto, não há mais como pensar em desenvolver um negócio sem considerar os impactos sociais que ele gerará. Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o tema. Confira!

O que é mesmo impacto social?

O impacto social é o choque que as decisões, atividades e operações de uma empresa podem causar à sociedade. Como já mencionado, mesmo uma empresa com atuação local tem potencial para estremecer equilíbrios sociais e ambientais globais por meio da cadeia de valor na qual ela está inserida.

Os impactos causados por uma empresa incidem sobre diferentes partes interessadas, de maior ou menor interesse e poder de influência, que representam tanto ameaças quanto oportunidades para sua operação.

Primeiro passo: identificar e avaliar os impactos

Não existe mais aquela velha história: “o que acontece aqui, morre aqui”. Se uma pessoa, apenas uma, conseguir publicar uma eventual falha de sua empresa na internet, e isso for visto por mais uma pessoa, o “estrago” está feito.

Há quem veja apenas o lado ruim da história. Porém você está cansado de saber que os grandes empreendedores são aqueles que criam outra perspectiva para os problemas, enxergando oportunidades onde os outros veem apenas terra infértil.

A melhor maneira de identificar os impactos que seu negócio causa na sociedade é justamente fazer buscas na internet, nas redes sociais, em blogs e em todo tipo de repercussão sobre as operações do seu negócio ou sobre os produtos e serviços que comercializa.

Fale com os impactados

A partir daí, é possível descobrir também quem são os impactados pelas operações da sua empresa, seus stakeholders. É preciso construir uma relação de diálogo com esses indivíduos, grupos ou instituições, a fim de elucidar os processos operacionais do negócio que podem ser aprimorados em termos sustentáveis.

Essa conversa pode render um mapeamento melhor em relação às oportunidades existentes para reformulação de operações da empresa. Por exemplo: quantos empregos sua companhia gera para a comunidade local? A vida social melhorou depois da chegada da empresa? Os investimentos no local aumentaram?

Você deve ter as respostas para essas perguntas. Só assim será possível mensurar o impacto do negócio na comunidade.

Propor debates abertos ao público para elaborar projetos que reduzam impactos negativos

Após mensurar esse impacto, convide, mais uma vez, a sociedade a participar de debates acerca do que pode ser feito para melhorar eventuais problemas e aprimorar a participação da empresa no bem-estar da população.

É importante não limitar o círculo de participação a determinadas camadas. Envolva todos sempre que possível.

Seguindo esses passos, sua empresa já terá realizado avanços para analisar e inserir o impacto social de suas operações em sua rotina de produção. Da mesma forma, conseguirá mais respaldo da sociedade para se desenvolver sustentavelmente.

Se você quiser ver um material completo sobre o assunto, com cases de empresas que já passaram por esse processo, baixe nosso e-Book gratuito Gestão Empresarial do Impacto Social.

E-Book sobre Impacto Social do CEBDS

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.