COP25: CEBDS e o posicionamento empresarial sobre Artigo 6

O mercado de carbono e o Artigo 6 do Acordo de Paris foram a pauta da participação do CEBDS no segundo dia da Conferência do Clima da ONU – COP 25. Karen Tanaka, gerente técnica do CEBDS, e Monique Gonçalves, da Shell (associada ao CEBDS), apresentaram experiências do setor empresarial brasileiro no workshop “Diálogo de Negócios em mercados de carbono e Artigo 6”. O evento foi promovido pela International Emissions Trading Association (IETA), no IETA Business Hub.

O workshop apresentou um panorama da precificação de carbono no mundo, e em destaque na América Latina, e como os mercados de carbono podem contribuir para as NDCs e para estratégias de longo prazo, além do Artigo 6 e as expectativas para a COP 25.

O CEBDS apresentou o posicionamento do setor empresarial brasileiro sobre o Artigo 6, construído durante a Latin American and Caribbean Climate Week 2019. Para acessar o documento, clique here.

“Estamos trabalhando em articulação com os governos federal e estaduais para promover a agenda. Até então, o governo federal mantinha uma posição relacionada às negociações e após o crescimento do interesse das empresas pela criação de mercado de carbono, percebem oportunidades e a importância da transição para uma economia de baixo carbono. O CEBDS defende o protagonismo do setor empresarial, inclusive com ambições mais ousadas” (Karen Tanaka, gerente técnica do CEBDS)

Monique Gonçalves, representante da Shell, associada ao CEBDS, afirmou que a empresa pretende reduzir a pegada de carbono em 50% e trabalha em uma estrutura global com novas tecnologias. A prioridade da empresa é mitigar e reduzir as emissões e, quando não for possível, compensar, visando atender à Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês).

No workshop também foi constatado que houve aumento na aceitação de implementação do preço do carbono nos últimos anos – um fator determinante para o acordo de Paris. Mais partes estão buscando preços do carbono para alcançar seus compromissos na NDC.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.