Presidente do Senado diz que não aceitará retrocessos

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou, durante um diálogo entre representantes do governo e da sociedade civil, na COP 25, que não aceitará retrocesso na política ambiental brasileira. “O parlamento brasileiro assumiu um compromisso e eu cumprirei a palavra do Congresso. Não aceitaremos retrocesso na política ambiental. Temos lutado pelo pacto federativo, que objetiva descentralizar os recursos públicos e fazer com que cheguem nos estados e municípios. As responsabilidades já foram descentralizadas, queremos que os recursos também sejam”.

Alcolumbre defendeu a valoração de ativos ambientais florestais como forma de auxiliar na preservação. “Precisamos precificar o valor da floresta em pé. Índia, Brasil e África do Sul estão lutando pelo estabelecimento de compensações como uma resposta ao Artigo 6 do Acordo de Paris (que prevê a criação de mercado de carbono). Quando conseguirmos precificar, conseguiremos apontar os melhores caminhos para as compensações”.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, apontou a bioeconomia como um dos caminhos para gerar valor agregado a floresta brasileira, para elevar o padrão de vida das pessoas, das comunidades locais e para conciliar preservação e economia. “Estamos na COP em busca de monetizar nossos recursos ambientais para prover o pagamento dos serviços ambientais. Encontramos uma fórmula, dentro do Artigo 6, na qual os maiores emissores se responsabilizam pelas suas emissões e fornecem recursos para manutenção e conservação da floresta em pé”, afirmou.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.