Retrospectiva 2013: Agenda do CEBDS com foco em grandes temas

Marcado pelos efeitos de uma crise econômica mundial e de manifestações populares nas ruas do Brasil, 2013 foi um ano em que questões-chave da sustentabilidade ganharam ainda mais peso na agenda do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), seja em estudos, publicações, eventos ou em parcerias estratégicas. Entre elas, a mensuração da sustentabilidade e a incorporação das externalidades nos produtos e processos, a adaptação às mudanças climáticas e a defesa da diversificação da matriz elétrica nacional, os programas de microfinanças como estratégias de combate à exclusão social, a construção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a formação de líderes empresariais mais engajados e a estruturação de uma agenda de ações para o setor empresarial brasileiro para 2020.

“Essas são questões que devem ganhar cada vez mais relevância nas empresas que percebem os benefícios proporcionados pelo modelo sustentável nos negócios e que o tradicional lucro financeiro, isoladamente, não representa mais prosperidade”, considera Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Este ano, o Conselho Empresarial Brasileiro começou o planejamento e a estruturação de uma agenda para o mundo dos negócios para 2020, com base nas demandas da sociedade e com respaldo da ciência. São ações, a ser capitaneadas pelas empresas, para responder às urgências da sociedade em áreas prioritárias de desenvolvimento sustentável, buscando escala e velocidade na implantação de soluções. O Ação 2020 irá funcionar no Brasil como uma plataforma e terá um framework que será lançado no fim de 2014.

Mensuração da sustentabilidade

Para superar os desafios da mensuração da sustentabilidade e da incorporação das externalidades nos produtos e processos, o CEBDS desenvolveu – em parceria com WRI (World Resources Institute) e GVCes (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas) – programa de capacitação para utilização da Ecosystem Services Review, ferramenta que avalia o impacto e a dependência da atividade produtiva sobre os recursos naturais (água doce, madeira, clima, alimento, medicamentos e outros). O programa contou com a participação de sete empresas: Anglo American, Danone, Grupo André Maggi, Natura, PepsiCo, Votorantim e Walmart.

O CEBDS também participa da discussão para a criação de diretrizes que possam servir de base para futuras normas para os relatórios corporativos integrados. Esse ano, em parceria com BM&F Bovespa, o Conselho Empresarial promoveu um seminário para o debate sobre um modelo para a elaboração do relatório integrado, que deverá descrever e divulgar como o modelo de negócio de uma organização utiliza o capital financeiro e não-financeiro na produção de valor.

Mudanças climáticas

Em outra frente, o Conselho Empresarial construiu e apresentou, em novembro, na COP-19, em Varsóvia, na Polônia, dois estudos: ‘Adaptação e Vulnerabilidade à Mudança do Clima: o caso do setor elétrico brasileiro’ It is ‘Recomendações para política de energia elétrica do Brasil’. O estudo sobre adaptação evidencia a vulnerabilidade da matriz brasileira frente às mudanças climáticas globais. Já a publicação com recomendações de política pública apresenta soluções que contribuem para a diversificação da matriz elétrica brasileira de forma sustentável. Entre elas, a importância da regulamentação de leilões por fontes e leilões regionais, cogeração e microgeração, licenciamento ambiental, maior eficiência em transmissão e distribuição e no consumo final.

Ainda nesse âmbito das mudanças climáticas, o CEBDS realizou em 2013 a segunda edição do Programa Gestão de Carbono na Cadeia de Valor. Neste ano, o projeto promoveu a capacitação de 101 fornecedores do Banco do Brasil, Braskem, Cemig, Coca-Cola, Ipiranga, Itaú Unibanco, Petrobras, Schneider, Vale e Votorantim para elaboração de inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa. Em comparação à primeira edição, o número de fornecedores participantes triplicou. Também foi registrado aumento de 70% no número de empresas que finalizaram seus inventários de emissões. A maior parte dos fornecedores participantes foi de grande porte e da área de manufatura – empresas de fabricação de embalagens, equipamentos para o setor elétrico e peças.

 

Microfinanças

Outra temática importante tratada no CEBDS em 2013 foram as microfinanças, mercado ainda em ascensão e com enorme potencial de crescimento no Brasil. O CEBDS e as maiores instituições financeiras do país se uniram para estimular ainda mais o acesso às microfinanças no Brasil, visto que os serviços têm o potencial de ser um dos maiores responsáveis pela chamada sustentabilidade financeira. Isto é, dar acesso às classes C, D e E aos sistemas de crédito e seguro, minimizando a desigualdade na distribuição de renda. Nesse contexto o CEBDS lançou, em outubro, em São Paulo, o estudo ‘Microfinanças: Microcrédito e Microsseguros no Brasil’, elaborado em parceria com a Fundação Dom Cabral.

 

ODS e Conselho Mundial da Água

Este ano, o CEBDS passou a integrar a rede liderada pelo economista Jeffrey Sachs que dá assessoria ao painel de alto nível da ONU responsável pela construção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os ODS vão influenciar, a partir de 2015, diretrizes de políticas públicas e investimentos empresariais em todo o mundo de forma similar aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) desde os anos 2000. Além disso, no Ano Internacional da Água, o Conselho Empresarial Brasileiro garantiu assento no Conselho Mundial da Água.

Liderança para a sustentabilidade

Este ano, o CEBDS e a Universidade de Cambridge trouxeram, pela primeira vez para a América Latina, o curso Business & Sustainability Programme (BSP), da University of Cambridge Programme for Sustainability Leadership. Criado em 1994 e voltado para líderes do setor empresarial, o curso tem o objetivo de engajar lideranças e fazê-las entender as implicações estratégicas dos riscos e das oportunidades da sustentabilidade para os negócios e para o valor das empresas. As palestras e discussões foram lideradas por membros do corpo docente da Universidade de Cambridge e palestrantes convidados, entre executivos e líderes de negócios.

 

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.