Você conhece o Guia do CEO sobre Direitos Humanos?

O Guia de CEOs sobre os Direitos Humanos lançado pelo CEBDS é uma iniciativa do World Business Council For Sustainable Development que envolve 35 empresas de grande porte, presentes em 17 países e responsáveis por gerar 2,8 milhões de empregos, além de movimentar extensas cadeias de fornecedores em diversos setores da indústria. 

A publicação faz parte de uma série originada pelo WBCSD e que tem o objetivo de influenciar diretamente o mais alto nível de lideranças empresariais, com o objetivo de garantir a incorporação dos temas do desenvolvimento sustentável na tomada de decisões da empresa.

Já foram lançados em português, outros dois guias para CEOs: Guia do CEO sobre Água, com a intenção de trazer para o centro da tomada de decisões e estratégias de negócios a questão do uso, disponibilidade, riscos e segurança dos recursos hídricos e o Guide for CEOs on the Sustainable Development Goals, que define ações claras que CEOs possam tomar para alinhar suas organizações com os ODS e traçar um curso para desbloquear o valor que eles representa.

“Queremos motivar os líderes empresariais a irem além das conformidades legais. A empresa tem a responsabilidade fundamental de respeitar os direitos humanos, mas também tem oportunidades de transformar a vida das pessoas para melhor”, diz Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Empresas lidam com os direitos humanos constantemente em suas interações com funcionários, fornecedores, consumidores, parceiros e comunidades. O guia parte da premissa que liderar negócios garantindo os direitos humanos universais é uma das oportunidades mais poderosas de contribuir com o cumprimento dos ODS.

Direitos humanos na Agenda CEBDS

As propostas das lideranças empresariais associadas ao CEBDS para a área de direitos humanos estão reunidas no documento Agenda CEBDS por um País Sustentável, lançado durante as eleições presidenciais do ano passado e entregue a cada um dos candidatos.

O documento defende acompanhamento constante e oficial da representatividade de gênero e raça na política e no poder público, permitindo a avaliação da efetividade de políticas que incentivem a qualificação, participação e remuneração equilibrada de mulheres e negros. Além disso, propõe a busca de mecanismos que garantam maior transparência à representatividade de gênero e raça na administração pública, promovendo maior equidade.

A Agenda CEBDS propõe que seja mantido, no Portal da Transparência do Governo Federal, uma plataforma com dados atualizados sobre o perfil de seus servidores. Isso permitiria que toda população pudesse monitorar como o governo brasileiro está avançando e se adequando às metas de redução das desigualdades, especialmente as de gênero e raça.

Da mesma forma, afirma o documento, as empresas devem se comprometer a manter dados públicos sobre seus perfis sociais, com objetivo de que todos possam acompanhar se há evolução em direção aos ODS.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.