13ª COP da Biodiversidade começa neste domingo no México

O principal encontro internacional voltado para biodiversidade – a 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP13) – começa no próximo domingo (4) e vai até o dia 17 de dezembro, em Cancún, no México. Em pauta, o tema “Mainstreaming Biodiversidade para o bem-estar” e as negociações relacionadas às Aichi's Goals e aos protocolos de Cartagena It is Nagoya. Além disso, está prevista a construção e lançamento de um documento sobre a integração da biodiversidade, a Declaração de Cancún.

Para o setor empresarial, a COP será uma grande oportunidade para discutir os impactos das atividades produtivas na biodiversidade, uma vez que o colapso dos ecossistemas estão entre os maiores riscos enfrentados pelas empresas atualmente.

A delegação brasileira será liderada pelo subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, José Antônio Marcondes. Dentre outras discussões, Marcondes representará o Brasil nas negociações do Painel de Alto Nível que reunirá mais de 200 ministros de todo o mundo antes da COP, nos dias 2 e 3 de dezembro.

Os ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho, e da Agricultura, Blairo Maggi, também participarão do Painel, que tem o objetivo de discutir a integração da biodiversidade na agricultura, florestas, pesca e turismo; e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial os objetivos 14 It is 15.

Os debates da COP13 serão transmitidos online, basta acompanhar o site oficial.

Fórum pré-COP discutirá a relação entre biodiversidade e negócios

Nos dias 2 e 3 de dezembro será realizado o Business and Biodiversity Forum  que reunirá diferentes segmentos do setor empresarial e sociedade civil para discutir as perspectivas para os negócios. Na ocasião será assinada o Business Pledge, documento que agrega os compromissos do setor com a preservação e conservação da biodiversidade do planeta.

“O impacto da utilização da biodiversidade e dos ecossistemas vem sendo economicamente contabilizado e timidamente incluído na estratégia de negócios de empresas. É preciso avançar e se preparar para um novo modelo regulatório que já está batendo à porta. As companhias que entenderem que a restauração e manutenção desses serviços são essenciais para o bom funcionamento dos seus processos e, de forma proativa, liderarem as discussões, apresentarão vantagem competitiva em relação às demais”, ressaltou Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

No Fórum estarão em debate temas como a contabilidade e valoração do capital natural; o papel da biodiversidade na agenda climática e no cumprimento dos ODS; perspectivas e mecanismos para o financiamento de conservação e uso sustentável da biodiversidade; o acesso ao Patrimônio Genético e compartilhamento de benefícios; o papel das empresas no estímulo à produção e ao consumo sustentável; parcerias e tecnologias inovadoras voltadas para conservação da biodiversidade; e os desafios e oportunidades do setor agrícola em relação à biodiversidade. Confira a agenda completa do Fórum.

Quer saber mais? Leia a publicação Contribuições do Setor Empresarial Brasileiro para o cumprimento das Metas de Aichi.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.