9 em cada 10 pessoas são tendenciosas contra mulheres

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) publicou na última terça-feira um estudo preocupante: nove em cada dez pessoas são consideradas preconceituosas contra as mulheres. Quase 90% das pessoas são tendenciosas contra as mulheres, segundo o primeiro índice de normal social de gênero, que analisou dados de 75 países que abrigam 80% da população global.

Apesar do avanço em termos de equidade de gênero, como aumento de mulheres no mercado de trabalho e em cargos de liderança, da maior presença de mulheres nas universidades do país, 91% dos homens e 86% das mulheres mantêm pelo menos um viés contra as mulheres em relação à política, economia, educação, violência ou direitos reprodutivos.

Quase metade das pessoas sente que homens são líderes políticos superiores e mais de 40% acredita que os homens são melhores executivos de negócios. No ramo dos negócios, apesar de vivenciarmos o aumento no número de mulheres CEOs, amargamos ainda a baixa presença de mulheres em conselhos fiscais e de administração. Segundo levantamento sobre igualdade de gênero elaborado pela Ipsos, 27% (quase um terço) dos brasileiros se sentem desconfortáveis quando a chefe é uma mulher.

O levantamento da PNUD  aponta ainda que quase um terço dos homens e mulheres acham aceitável que um homem bata na esposa. Um dado chocante que infelizmente é “confirmado” em dado publicado hoje pelo G1, que constatou aumento de 7,3% nos casos de feminicídio em 2019 em comparação com 2018. Uma mulher morta a cada 7 horas apenas por ser mulher.

No Dia Internacional da Mulher, que possam mudar essa realidade.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.