Aegea aposta na eficiência do uso da água e restauração florestal para reduzir emissões

Por ser uma empresa voltada para a gestão do saneamento básico, a Aegea tem como principal matéria prima a água. Um dos recursos fundamentais para o ecossistema, fortemente impactado pela mudança climática. Por essa razão, a companhia trabalha fortemente em prol da Segurança Hídrica e de ações de Impacto Positivo no Ecossistema. Saiba como:

SEGURANÇA HÍDRICA

Mais de 33 bilhões de metros cúbicos de água potável se perdem anualmente em todo o mundo nos sistemas de abastecimento de água. No Brasil, perde-se aproximadamente 2,2 bilhões de metros cúbicos de água tratada ao ano, devido aos vazamentos nas redes de distribuição.

Um dos grandes desafios das empresas de saneamento, no mundo todo, é o controle de perdas de água. Pensando nisso, a Aegea criou o novo Sistema de Gestão e Controles de Perdas (GCP), que inclui procedimentos para toda a rede de distribuição, desde o instante em que a água sai da estação de tratamento até a chegada ao usuário final.

O GCP conta com uma equipe especialmente treinada para detectar e combater perdas de água tratada, sendo responsável pela implantação de um modelo padronizado, com a missão de alcançar índices diferenciados de perdas no sistema. Para exemplificar os resultados alcançados, na Águas Guariroba, concessão da Aegea em Campo Grande (MS), a companhia reduziu as perdas de água de 60% para 19%, utilizando as ferramentas trabalhadas pelo sistema de GCP.

 

Ref: Águas Guariroba – Campo Grande

Ainda relacionado à distribuição da água, a Aegea criou o GEE (Gestão de Eficiência Energética), sistema desenvolvido com foco na gestão da eficiência energética dos sistemas de distribuição de água. Abaixo segue o gráfico com os resultados obtidos a partir da implantação do sistema de Gestão de Eficiência Energética em Campo Grande.

Ref: Águas Guariroba – Campo Grande

 

IMPACTO NO ECOSSISTEMA

A Lagoa de Araruama, na região dos lagos do Rio de Janeiro, sofria com os impactos ambientais provocados pela falta de coleta e tratamento de esgoto. A lagoa, que antes era o principal cartão postal da região, chegou ao colapso ambiental. Com o trabalho da Aegea, o esgoto que antes era lançado diretamente na lagoa, passou a ser captado e transportado até as estações de tratamento. Além de reverter à situação preocupante em que se encontrava a Lagoa Araruama, o turismo retornou à região e os muitos pescadores que retiram seu sustento da Lagoa voltaram a desfrutar deste ecossistema.

Lagoa Araruama: antes e depois

Outro projeto relevante que a Aegea apoia com impacto no ecossistema é a restauração florestal na Bacia Lagos São João, elaborado em conjunto com o Comitê de Bacias, Consórcio Lagos São João e Concessionária Águas de Juturnaíba. A proposta principal é identificar quem têm áreas disponíveis para plantio e pessoas ou empresas que precisam plantar.

Por meio do programa, já foram plantadas quase 100 mil mudas no entorno do Reservatório Juturnaíba, o principal reservatório de abastecimento de água da Região dos Lagos. Além disso, o projeto cadastrou mais de 200 hectares para reflorestamento.

 

Programa realiza ação de restauração florestal no entorno do Reservatório Juturnaíba

A Prolagos, concessionária Aegea situada na região dos lagos do Rio de Janeiro, trabalha também com o inventário de Gases do Efeito Estufa. Estes inventários são instrumentos que permitem analisar a quantidade, natureza e localização das emissões que ocorrem numa determinada área, durante um período de tempo. Os resultados dos inventários evidenciam os setores de atividade e os locais responsáveis pelas maiores emissões de poluentes para a atmosfera, de modo a auxiliar os tomadores de decisão na seleção de estratégias de redução de emissões. Desde 2011, a Prolagos vem trabalhando na quantificação destes gases buscando minimizar os impactos no meio ambiente.

A Aegea tem em seu DNA diversos projetos socioambientais, se comprometendo a trabalhar cada vez mais focada no cuidado com o meio ambiente e nos impactos decorrentes das mudanças climáticas, implantando ações e medidas fundamentais para o atingimento das metas estabelecidas pelo Governo Federal.

 

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.