below50 lança centros regionais em três continentes

 

O World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) anunciou, no dia 14 de novembro, durante a COP23 em Bonn na Alemanha, uma grande expansão do projeto below50, novos polos começaram a operar em três continentes: América do Sul, América do Norte e Austrália. O objetivo é de expandir rapidamente o mercado mundial dos combustíveis mais sustentáveis, que emitam, no mínimo, 50% menos gases de efeito estufa. O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é responsável pela liderança do below50 na América do Sul, dando origem ao below50 – hub América do Sul, que busca adaptar o projeto global ao contexto da região.

Para Ana Carolina Szklo, gerente sênior de Projetos e Assessoria Técnica do CEBDS, a América do Sul tem muito a ganhar com o below50. “O hub da América do Sul ajudará a divulgar experiências valiosas de todo o mundo e também fortalecerá o setor de combustíveis com baixa emissão de carbono, proporcionando uma sólida plataforma para o engajamento”, esclarece Ana Carolina Szklo.

A diretora-gerente da Queensland Renewable Fuels Association (QRFA), anfitriã do hub Austrália, Larissa Rose destacou como uma oportunidade única para a Austrália expandir rapidamente a produção, uso e exportação de combustíveis que emitem 50% menos CO2.”Estabelecer os centros regionais do below50 envia um forte sinal que cria confiança e demonstra o aumento de uma indústria de combustíveis com baixa emissão de carbono que é essencial para reduzir as emissões no setor de transporte”, aponta Rose.

O hub da América do Norte é capitaneado pela Biotechnology Innovation Organization (BIO). Stephanie Bachelor, diretora de Estado e Política Internacional da BIO, descreveu o lançamento do below50 em sua região como ” um impulso inestimável para o setor de combustíveis com baixo teor de carbono, em um momento crítico na América do Norte “. O vice-presidente executivo da Seção Industrial e Ambiental da BIO, Brent Erickson, acrescenta: ” O hub pode reunir toda a cadeia de valor para combustíveis com baixas emissões de carbono na América do Norte, que estão em uma etapa crítica de crescimento em escala. A expansão do below50 pode ajudar a revitalizar o investimento, pesquisa e desenvolvimento necessários para o desenvolvimento comercial continuado desses combustíveis “.

O WBCSD explica que os centros regionais do projeto desenvolverão seus próprios programas de trabalho, mas permanecerão fortemente conectados à visão e aos direcionamentos do programa global below50. Além isso, o Conselho Empresarial Mundial reforça que o lançamento desses hubs são apenas o início da expansão contínua do below50. Em 2018, o projeto procurará estabelecer mais centros regionais – em países como China, México e Filipinas.

Atualmente, o transporte representa quase 25% de todas as emissões em todo o mundo e 90% do setor depende de combustíveis fósseis intensivos em carbono. Hoje, apenas 3% dos combustíveis para transporte são de baixa emissão de carbono. Este valor deve crescer para 10% até 2030, a fim de satisfazer o crescimento econômico e ajudar a evitar que as temperaturas globais cresçam mais de 2°.

Combustíveis com 50% menos CO2

below50 é uma colaboração global que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do mercado global e nacional de combustíveis sustentáveis. O projeto busca criar demanda para combustíveis que, como o etanol e o biodiesel nacionais, emitam 50% menos CO2 do que os combustíveis tradicionais. O below50 se propõe a:

  1. aumentar o número de empresas que optam pelos combustíveis below50;
  2. criar oportunidades intersetoriais via cadeias de suprimentos;
  3. demonstrar que os combustíveis below50 possuem um apelo econômico, social e ambiental;
  4. abordar as barreiras legislativas e financeiras no abastecimento dos combustíveis below50.

Criado pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), O below50 responde aos desafios apontados pela iniciativa Low Carbon Technology Partnerships initiative (LCTPi).

Sua empresa pode fazer parte dessa colaboração global. Saiba mais (link).

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.