CEBDS apoia o Acordo de São Paulo para incentivar redução de emissões

Fábio Guido, gerente de relações institucionais, representou o CEBDS no evento pré-COP25 que reuniu as principais entidades do setor, preocupadas com os desafios ambientais e as mudanças climáticas

O Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, Relações Internacionais e da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, lançou o “Acordo Ambiental São Paulo”. A iniciativa para redução de emissão de gases de efeito estufa e incentivo às ações sustentáveis conta com o apoio do CEBDS e já conta com a assinatura de 55 empresas comprometidas com o envio de informações relativas ao balanço das emissões.

“São Paulo respeita o acordo de Paris e não tem desflorestamento. Pelo contrário, ampliamos a cobertura vegetal. Temos uma boa relação com as instituições que defendem o meio ambiente. Eu sabia que nós teríamos aqui representatividade, mas não imaginava que pudesse ser desta ordem. Isso é prova de que a obediência a este acordo e a zeladoria pelo verde é representada por vocês”, disse o governador de São Paulo, João Doria.

O objetivo é induzir a redução de gases poluentes nos próximos 20 anos. “Esta ação incentivará a implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras, realçando o protagonismo do estado na agenda climática, que pode ser visto em seus programas de qualidade do ar e, em especial, nos protocolos assinados e implementados ao longo dos anos com o setor sucroenergético”, ressaltou a Diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias.

COP 25

A 25ª  Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019, acontecerá do dia 02/12 ao dia 13/12, em Madrid, na Espanha. Apresentará a 25ª sessão da Conferência das Partes ( COP 25 ) da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Combater o Clima Change (UNFCCC) e as 51ª reuniões dos órgãos subsidiários da UNFCCC – o Órgão Subsidiário de Implementação ( SBI 51 ) e o Órgão Subsidiário de Aconselhamento Científico e Tecnológico ( SBSTA 51).

O encontro é uma oportunidade da comunidade internacional entrar em um consenso sobre mecanismos aplicáveis globalmente, um dos principais meios de se estimular as mudanças necessárias.

O Brasil, com os desafios estruturais na área ambiental, como o desmatamento ilegal, adota um rigoroso compromisso de redução de emissões entre os países em desenvolvimento. A meta conhecida como Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês), prevê redução de emissões de 43% até 2030.

 

Créditos da foto: Portal do Governo de SP

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.